2 de maio de 2008

Conceito ENADE do Curso de Medicina da UFPB em 2008

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências.

O curso de Medicina da UFPB teve Conceito ENADE 3 e conceito IDD 3 nos conceitos divulgados pelo MEC esta semana (29.04.08). O conceito do curso de medicina da UFPB recebeu o mesmo que a Universidade Federal de Campina Grande, e no Sudeste, o mesmo conceito da Universidade Federal de São Paulo. O maior conceito ENADE é 5, com IDD 5: seis cursos receberam este conceito (3 federais do RS, 1 federal de GO, 1 federal de MT e 1 federal de PI).

Conceito IDD (Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado) é a diferença entre o desempenho médio do concluinte de um curso e o desempenho médio estimado para os concluintes desse mesmo curso e representa, portanto, quanto cada curso se destaca da média, podendo ficar acima ou abaixo do que seria esperado para ele, considerando o perfil de seus estudantes. O IDD maior que 3 significa que o curso avaliado supera o resultado médio que se espera dele e o IDD menor que 3, que os resultados estão aquém dos que se esperavam daquele curso.

Uma forma alternativa de se interpretar o IDD seria dizer que um curso com Conceito IDD 3 é tão bom (ou ruim) quanto se espera dele (o que deve ser refletido pelo Conceito ENADE); conceitos 4 e 5 significam que o curso é melhor do que se espera e conceitos IDD 1 ou 2, pior.

“Conceito ENADE” reflete uma combinação dos resultados dos ingressantes e dos concluintes, com peso maior para os concluintes (com resultados, portanto, próximos ao do antigo Provão).

O “Conceito IDD” só tem significado considerando-se, também, a nota dos ingressantes, pois reflete apenas a EXPECTATIVA de formação.

A divulgação das notas do ENADE 2007 dos cursos de medicina estão disponíveis no Portal do Ministério da Educação - link abaixo:
portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/enade_curso_medicina.pdf