7 de maio de 2008

Síndrome de Delirium

SÍNDROME DE DELIRIUM EM PACIENTES HOSPITALIZADOS: ESTUDO-PILOTO DE PRÉ-TESTAGEM METODOLÓGICA EM ENFERMARIAS DE CLÍNICA MÉDICA*
Katyara Mylena S. R. Lima(1), Mara Rufino de Andrade(1), Leila Coutinho Taguchi(2), Géssica Christine de Carvalho e Silva Martins(2), Marco Valério Gomes Batista Gonçalves(2), Rilva Lopes de Sousa Muñoz(3)
(1) Alunas do Curso de Medicina / Centro de Ciências Médicas (CCM)/ UFPB
(2) Médicos Residentes de Clínica Médica do HULW/UFPB
(3) Professora da Disciplina de Semiologia Médica – Departamento de Medicina Interna / CCM/UFPB
*Trabalho apresentado e premiado na V Mostra de Iniciação Científica dos Estudantes de Medicina (Congresso Paraibado dos Estudantes de Medicina) - Abril de 2008.
Introdução: Delirium é uma síndrome neuropsiquiátrica de alta prevalência em hospitais gerais, sendo subdiagnosticada apesar do seu impacto na morbimortalidade. O uso de instrumentos de rastreio é importante para detecção precoce desta síndrome em enfermarias de clínica médica. Objetivos: Pré-testar instrumentos de coleta de dados de um estudo de prevalência de delirium em enfermarias de clínica médica do Hospital Universitário Lauro Wanderley. Metodologia: Este trabalho consiste em observação preliminar para adequar procedimentos metodológicos à realidade que se pretende conhecer, com a aplicação do Método de Avaliação de Quadros Confusionais (Confusion Assessment Method – CAM), Mini-Exame do Estado Mental (MEEM) e um questionário de dados clínicos, através de entrevistas com os pacientes à beira do leito. Resultados: Oito pacientes integraram a amostra-piloto, com idade entre 26 e 68 anos (mediana, Md=47,5), 0 a 8 anos de escolaridade (Md=5) e 1 a 7 comorbidades (Md=5). O CAM apresentou fácil aplicação, não havendo positividade para delirium. Houve dificuldades na aplicação do MEEM, cuja pontuação variou entre 14 e 28 (Md=22,5), atingindo-se o ponto de corte tradicional em 3 casos (37,5%) e correlação com escolaridade e perdas visual ou auditiva. Houve prejuízono preenchimento de dados clínicos pelo desconhecimento do paciente sobre seus antecedentes. Discussão: A questão das não-respostas do MEEM devido ao analfabetismo ou deficiências sensoriais será solucionada pelo ajuste do ponto de corte de acordo com o nível educacional. As perdas de dados do formulário clínico será minimizada pela reformulação deste e entrevistas paralelas com familiares. Conclusões: Este estudo permitiu fazer ajustes metodológicos no protocolo da pesquisa principal, incluindo diferenciação de pontos de corte para o MEEM e exclusão de pacientes com perdas sensoriais graves e não corrigidas.
Palavras-chave: Delirium. Programas de Rastreamento. Hospitalização.