5 de junho de 2008

Projeto de Extensão no Hospital Universitário Lauro Wanderley


Projeto AMBULATÓRIO DE EGRESSOS DE INTERNAÇÃO DA CLÍNICA MÉDICA DO HULW/UFPB: CONTINUIDADE DA ASSISTÊNCIA AO PACIENTE COM DOENÇA CRÔNICA

Em fase de organização para iniciar execução, este projeto foi selecionado pelo Programa de Bolsas de Extensão da UFPB - PROBEX 2008. Seis alunos extensionistas de Medicina foram aprovados na seleção realizada em 29.05.08: Antônio Edilton Rolim Filho, Samuel Gouveia da Costa Duarte, Raíssa Dantas de Sá, Bruno Melo Fernandes, Natália de Andrade Costa e Rodolfo Augusto Bacelar de Athayde.

Os docentes orientadores do Projeto são a Profa. Rilva Sousa Muñoz e a Profa. Isabel Barroso Augusto Silva.

A concepção deste projeto de extensão surgiu como uma forma de suprir a ausência de um programa de continuidade de assistência clínica ao paciente portador de doença crônica egresso da internação das enfermarias de clínica médica geral (Enfermarias de Propedêutica) do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW)/UFPB.

A principal ação extensionista deste projeto consiste no desenvolvimento de processos assistenciais e metodologias de trabalho que permitam reavaliar periodicamente a gravidade das doenças crônicas de pacientes egressos de internações clínicas do HULW, visando à redução de reinternações, assim como à adequação do seu controle terapêutico.

Paralelamente, será executado um processo educativo sobre o manejo domiciliar das doenças crônicas (inicialmente hipertensão, diabetes mellitus, nefropatias e doença hepática crônica), de forma integrada ao atendimento ambulatorial, por meio de palestras e visitas domiciliares a um subgrupo de pacientes previamente selecionado.

Reconhecendo a existência de uma fragmentação de nosso modelo assistencial pós-hospitalização e visando aumentar a eficiência do tratamento dos pacientes que recebem alta das enfermarias de Propedêutica do HULW, um grupo de médicos residentes do serviço, sob a coordenação da Profa. Dra. Isabel Barroso Silva, criou, há dois anos, o Ambulatório de Pacientes Egressos de Internação, para que estes não permanecessem sem o necessário acompanhamento clínico ambulatorial.

O público-alvo do projeto são os pacientes com idade igual ou superior a 18 anos, egressos de internação das enfermarias de Clínica Médica do HULW/UFPB, portadores de doenças crônico-degenerativas e que necessitem de cuidados permanentes (média complexidade).