11 de dezembro de 2008

Projeto Continuum: Continuidade da Assistência ao Paciente com Doença Crônica





O Projeto Continuum, intitulado formalmente de "Ambulatório de Egressos de Internação da Clínica Médica do HULW/UFPB: Continuidade da Assistência ao Paciente com Doença Crônica" vem sendo desenvolvido no Hospital Universitário Lauro Wanderley há seis meses, e é vinculado ao PROBEX (Programa de Bolsas de Extensão).

A população-alvo é constituída por pacientes com idade igual ou superior a 18 anos, egressos de internação das enfermarias de Clínica Médica do HULW/UFPB, portadores de doenças crônico-degenerativas e que necessitem de cuidados permanentes (média complexidade).

A concepção deste projeto de extensão surgiu a partir da observação de que era necessário suprir a ausência de um programa de continuidade de assistência clínica ao paciente portador de doença crônica egresso da internação das enfermarias de clínica médica geral (Enfermarias de Propedêutica) do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW)/UFPB.

Em virtude da percepção de que havia uma fragmentação da assistência pós-hospitalização e visando aumentar a eficiência do tratamento dos pacientes que recebem alta das enfermarias de Propedêutica do HULW, um grupo de médicos residentes do serviço, sob a coordenação da Profa. Dra. Isabel Barroso Augusto Silva, criou, há dois anos, o Ambulatório de Pacientes Egressos de Internação, para que estes não permanecessem sem o necessário acompanhamento clínico ambulatorial. Posteriormente, com o funcionamento deste ambulatório, percebeu-se que era necessário realizar sua reestruturação e sistematização do atendimento, com adoção de uma atenção em saúde de natureza multidisciplinar. Assim, propõe-se a adoção de um sistema que privilegie a assistência integral à saúde dos pacientes egressos portadores de condições crônicas após a internação hospitalar.

A principal ação extensionista do projeto Continuum consiste no desenvolvimento de processos assistenciais e metodologias de trabalho que permitam reavaliar periodicamente a gravidade das doenças crônicas de pacientes egressos de internações clínicas do HULW, visando à redução de reinternações, assim como à adequação do seu controle terapêutico. Paralelamente, será executado um processo educativo sobre o manejo domiciliar das doenças crônicas (inicialmente hipertensão, diabetes mellitus e doença renal crônica), de forma integrada ao atendimento ambulatorial, por meio de palestras e visitas domiciliares a um subgrupo de pacientes previamente selecionado.
Os alunos que participam do Projeto são seis alunos do Curso de Graduação em Medicina da UFPB e uma aluna do Curso de Graduação em Serviço Social (UFPB).

A ação da equipe do Projeto Continuum insere-se na missão institucional declarada pelo Hospital Universitário Lauro Wanderley, ou seja a de formar e aperfeiçoar recursos humanos, gerar conhecimentos, prestar assistência de qualidade e, através da maximização do aproveitamento da infra-estrutura instalada, transpor os próprios objetivos, atuando decisivamente na transformação de realidades e no desenvolvimento pleno da cidadania.