13 de abril de 2009

Atividades acadêmicas da Monitoria de Semiologia entre 2006 e 2009

Figura 1- Produção acadêmica do Grupo de Pesquisas em Semiologia Médica (GESME), do Centro de Ciências Médicas da UFPB, considerando as atividades da Monitoria entre 2006 e 2008.
A Monitoria Acadêmica no âmbito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) é um programa consolidado da maior importância para o ensino. No contexto deste programa, a Monitoria em Semiologia Médica tem o objetivo de proporcionar ao aluno a possibilidade de ampliar seu conhecimento em Exame Clínico, despertando seu interesse para a docência e desenvolvendo suas aptidões e habilidades no campo do ensino e da pesquisa. O objetivo desta postagem é descrever as atividades de Ensino e Pesquisa desenvolvidas pelos monitores de Semiologia Médica nos últimos três anos. Trata-se de um relato de experiência. O procedimento de coleta de dados consistiu em revisão das atividades dos monitores, entrevistas com professores da Disciplina e análise documental. Foram avaliadas retrospectivamente as atividade de Ensino e Pesquisa cumpridas pelos Monitores de Semiologia Médica, do Departamento de Medicina Interna, Centro de Ciências Médicas, nos anos de 2006, 2007 e 2008, assim como as atividades atuais.
As atividades cumpridas sistematicamente pelos monitores de Semiologia nos últimos três anos foram: - Seleção e preparo dos pacientes internados nas enfermarias de Clínica Médica para para participarem das aulas práticas ministradas pelos professores; - Exercício de atividades junto aos alunos nos horários extra-classe, à beira do leito, em atendimento do tipo “plantão de revisão”; - Participação do Grupo de Estudos de Semiologia Médica (GESME) com freqüência semanal de seminários; - Apresentação de casos clínicos previstos na programação da disciplina e discussão destes com os alunos; - Desenvolvimento de atividades de pesquisa relacionadas a ensino-aprendizagem na disciplina de Semiologia sob coordenação do professor orientador da monitoria de Semiologia; - Apresentação de trabalhos de pesquisa realizados na monitoria no Encontro de Iniciação à Docência e em outros eventos científicos (locais, nacionais e internacionais). A produção acadêmica da Monitoria de Semiologia entre 2006 e 2008 está demonstrada na figura acima (figura 1).
Os eventos científicos com apresentação de trabalhos foram: IV Congresso Internacional de Clínica Médica e I Fórum Internacional de Saúde e Envelhecimento (Internacionais); 46 COBEM - Congresso Brasileiro de Educação Médica, 2008 (Nacional), XI Encontro de Iniciação à Docência da UFPB, 2008; XI Encontro de Iniciação à Docência da UFPB, 2008; V Congresso Paraibano de Estudantes de Medicina, 2008; X Encontro de Iniciação à Docência da UFPB, 2007; XV Encontro de Iniciação Científica da UFPB (XV ENIC), 2007; IX Encontro de Extensão, 2007 O livro didático de Semiologia encontra-se em fase final de editoração (Editora Universitária da UFPB). “Exame Clínico do Adulto” é um livro voltado para a graduação: o aluno de Medicina, o monitor de Semiologia e outras disciplinas clínicas, visando ao desenvolvimento das habilidades semiotécnicas requeridas para a formação do clínico generalista. Dois artigos estão em fase de redação e revisão: - “Percepções do paciente internado em um hospital de ensino sobre sua participação no treinamento clínico de estudantes de Medicina” - "Perfil clínico-epidemiológico do adulto hospitalizado na clínica médica do HULW: Subsídios para ações de ensino, pesquisa e extensão” As ações de extensão realizadas foram: duas palestras proferidas e participação no Stand de exposição sobre Parto na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da UFPB (2008). Considerações finais:
A Monitoria Acadêmica é uma oportunidade para formação docente do aluno. Além de essencial para a inserção do aluno iniciante na observação clínica no contexto hospitalar, a Monitoria de Semiologia tem assumido também o objetivo de articular as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Portanto, a Monitoria em Semiologia tem cumprido sobretudo dois dos seus objetivos: acadêmicos Ensino e Pesquisa.