19 de abril de 2009

A "teia" da literatura médica

De acordo com Arndt (1992) "para ter conhecimento de toda publicação de real importância para a Medicina, seria necessário ler 6.000 artigos por dia”.
Para a comunidade científica ou de pesquisa, a Internet é uma ferramenta indispensável. Através dela, tem-se acesso aos mais avançados recursos de pesquisa do mundo. Desta forma, pode-se discutir pesquisas com outros colegas que trabalham com as mesmas preocupações e procurando-se alcançar resultados iguais. Tornou-se possível, assim, a aproximação e recuperação de grande quantia de informação científica publicada nos últimos tempos, porém esta constitui uma teia imensa de artigos.
A Internet e os portais de periódicos de acesso livre permitem acessibilidade esse conhecimento. Por isso, depois que surgiu a Internet, a ciência nunca mais foi a mesma, como afirma Sabbatini (1995). É preciso, no entanto, saber o que selecionar dessa imensidão de informações e também é preciso saber como fazê-lo. Para isso, é necessário praticar a busca bibliográfica.
Esta pesquisa bibliográfica deve ser crítica, baseada em critérios metodológicos, a fim de separar os artigos que têm validade daqueles que não têm. É preciso ter critério nessa seleção.
A popularização desta nova tecnologia permite que serviços até recentemente restritos possam ser acessados e oferecidos gratuitamente a toda comunidade científica. A publicação on-line permite a divulgação do conhecimento com uma interatividade entre os autores e leitores, a facilidade de acesso, a rapidez na publicação, a atualização constante e o custo mais acessível. Iniciativas como a SciELO e a PLoS são um passo importante para ampliar o acesso à Internet e, por conseqüência, à divulgação científica.
O número de artigos publicados em periódicos científicos em 1981 foi de 440.286, no mundo inteiro, e de 1.887, no Brasil. Já em 2002, houve um aumento expressivo, passando para 872.018 publicações nas várias áreas do conhecimento, em todo o mundo, e o Brasil com 11.285 (SOUZA, 2006).
O ideal seria que todas as pesquisa clínicas fossem perfeitas, pois assim não teríamos que nos preocupar com sua qualidade e poderíamos, no processo de tomada de decisão, utilizar o intervalo de confiança de 95% de seus resultados. Como esta situação ideal não existe, é importante ter atenção na utilização dos resultados das pesquisas clínicas pois existe uma grande variedade de tipos de estudo disponíveis (estudos de acurácia, ensaios clínicos aleatórios, estudos coortes, revisões sistemáticas/meta-análises, análises econômicas).
Entender qual a função, as limitações e a utilização de cada uma na decisão clínica, ou seja, avaliar a validade, importância e aplicabilidade desta pesquisas, é uma habilidade que o estudante de Medicina precisa desenvolver.
Portanto, buscar informações em pesquisa clínica atualmente, embora o acesso seja mais fácil, é caminhar por uma teia bastante densa, tecnicamente conhecida como "literatura médica". A seguir, estão endereços para a busca de informações em pesquisa clínica.
Endereços importantes para busca de informação em pesquisa clínica - links BIREME - endereço nacional de acesso livre; permite acesso ao medline e LILACS (uma base de dados da América Latina); http://www.bireme.br/php/index.php Scielo - Biblioteca eletrônica científica online - biblioteca virtual cobrindo Revistas Científicas Brasileiras (mantida pela FAPESP e BIREME). http://www.scielo.org/php/index.php CAPES PERIODICOS: Revistas online http://www.periodicos.capes.gov.br/portugues/index.jspsp Medline - PubMed System - Excelente, fácil de usar e possui a marca da National Library of Medicine, USA; http://www.ncbi.nlm.nih.gov/PubMed/ Cochrane Library http://www3.interscience.wiley.com/cgi-bin/mrwhome/106568753/HOME?CRETRY=1&SRETRY=0 ISI Web of Knowledge - Portal que agrega bases de dados multidisciplinares do Institut for Scientific Information (ISI), requer inscrição http://www.isiwebofknowledge.com/ BioMedCentral Journals http://www.biomedcentral.com/ - Livre AHRQ Agency for Healthcare Research Quality (US) http://www.ahrq.gov/ - Livre American College of Physicians http://pier.acponline.org/index.html - Requer inscrição Clinical Evidence http://www.clinicalevidence.com/ - Requer inscrição Directory of Open Access Journals http://www.doaj.org/ - Livre Referências ARNDT, K. A. Information excess in medicine. Arch Dermatol., 128: 1249-56, 1992. SABBATINI, R. A teia do conhecimento. Jornal Correio Popular, 23/11/95 SOUZA, P. S. Publicação de revistas científicas na Internet. Rev Bras Cir Cardiovasc, 21 (1): 24-28, 2006.