"ENSINE O ALUNO A OBSERVAR" (Sir William Osler)

3 de junho de 2009

A Sensação de Queimação nas Plantas dos Pés

Por Rodolfo Augusto Bacelar de Athayde
Estudante do sétimo período do Curso de Medicina da UFPB, Extensionista do Projeto Continuum / PROBEX

A queixa de sensação de queimação nas plantas dos pés, que em um primeiro momento parece simples, pode se tornar uma dificuldade diagnóstica para o clínico que está diante do paciente que questiona: “O que eu tenho doutor? E o que eu vou fazer para melhorar dessa queimação que tanto me incomoda?”
Diversos são os fatores que podem causar esse sintoma. Entram no rol de possibilidades etiológicas até situações psicossomáticas e outras alterações psíquicas que podem se manifestar através deste queimor. Neste caso, representa a projeção, "a tendência a experimentar e comunicar sofrimento somático em resposta a estresse psicossocial e buscar auxílio médico por isso" (LIPOWSKI, 1988). Esta condição pode ser descrita na própria definição de transtorno somatoforme: “presença de sintomas físicos sem base médica constatável, com a persistência nas queixas, apesar de repetidos achados negativos e de confirmação pelos médicos de que elas não têm fundamento clínico”.
Dentro dos causadores considerados “reais” ou orgânicos do sintoma, estão listadas situações as mais diversas, que caminham do extremo de uma neuropatia, com todas suas minúcias e etiopatogenias, até o simples fato de o paciente apresentar desconforto por usar um calçado inadequado para sua pisada ou para a atividade que realiza, ou até mesmo um problema relacionado ao excesso de peso corporal.
As neuropatias causadoras da sensação de queimor nos pés, pois, são as mais diversas, entre as quais citam-se:
- A dor neuropática periférica diabética, em que o diabetes mellitus leva ao desenvolvimento de lesão nos vasos nutridores dos nervos, os quais sofrem alteração de função e sobrevida, com uma disfunção das vias dolorosas, levando a uma transmissão crônica de sinais anômalos;
-A neuropatia periférica alcoólica, em que ocorre efeito tóxico do álcool sobre os tecidos nervosos, neste caso das vias sensitivas periféricas;
- A neuropatia por deficiência de vitaminas do complexo B, principalmente a vitamina B12, cuja carência promove um processo lesivo à célula neuronal, acarretando uma situação de desmielinização, mas também ocorrendo nas deficiências de vitamina B2 e B3;
- Outras neuropatias menos comuns, como a polineuropatia desmielinizante inflamatória crônica e as neuropatias hereditárias.
Outros fatores associados à queimação plantar são: fasciite plantar; hálux valgo ("esporão do calcâneo"); bursite inferior do calcâneo; neuralgia tibial posterior (pela lesão ou compressão do nervo tibial posterior).

Também podem ser causa da queimação nas plantas dos pés os neuromas, tumores benignos de tecido nervoso, que no início causam apenas dor discreta acompanhada por uma sensação de queimação, acentuando-se quando o indivíduo calça determinados tipos de calçados. O paciente também pode referir que tem a sensação da presença de uma “pedrinha” no interior da superfície plantar do pé. 
Cabe não esquecer também ainda da possibilidade de que varizes possam estar provocando essa sensação de queimação.
Logo, ao se deparar com uma situação tão rica em nuances e possibilidades etiológicas, o médico deve ser capaz de “navegar” por todos estes territórios, a fim de descobrir quantos e que detalhes poderão direcionar sua conduta, sempre buscando o propósito maior da cura ou do alívio, provendo a melhor ajuda possível ao seu paciente.
Mas, frente ao mundo que se coloca às vistas do médico em determinado momento, este pode recorrer aos métodos auxiliares, como exames complementares laboratoriais e de imagem, além de outras ferramentas, como a psicoterapia, a instituição de uma terapêutica de teste, e outras que estejam ao alcance do profissional, desde que os preceitos dos ensinamentos hipocráticos não sejam contrariados.

Referências

1. PANIZ, C. et al. Fisiopatologia da deficiência de vitamina B12 e seu diagnóstico laboratorial. J Bras Patol Med Lab, 2005; 41 (5): 323-34.
2. MIGUEL Jr, A. Estudo de Caso: Neuropatia Periférica Axonal. In: Medicina Geriátrica. Disponível em: http://www.medicinageriatrica.com.br/2009/04/14/estudo-de-caso-24/. Acesso em: 30 maio 2009.
3. JUNQUEIRA, F. Pés: é preciso preservá-los. In: CREB:– Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo. Disponível em: http://www.creb.com.br/site/destaques/pes-e-preciso-preserva-los/. Acesso em: 30 maio 2009.
4. LIPOWSKI, Z.J. Somatization: the concept and its clinical application. American Journal of Psychiatry, 1988; 145 (11):1358-68.
5. FELLIPE Jr, J. Deficiência de Vit. B1, B2 e B3, alimentos ricos nestes nutrientes. In: ABMC - Associação Brasileira de Medicina Complementar. Disponível em: http://www.medicinacomplementar.com.br/tema130605.asp. Acesso em: 30 maio 2009.
6. SILVA, M.M. Neuropatia Periférica. In: Neurologia – Diabete.com.br. Disponível em: <> . Acesso em: 30 maio 2009.
7. MERCK. Problemas do Pé. In: Distúrbios dos Ossos, das Articulações e dos Músculos – MANUAL MERCK. Disponível em: http://mmspf.msdonline.com.br/pacientes/manual_merck/secao_05/cap_056.html. Acesso em: 30 maio 2009.
8. SBAVC. Varizes. In: Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular – SBACV. Disponível em: http://www.varizes.org.br/varize_vb.htm. Acesso em: 30 maio 2009.
9. FERNANDO, A.; KODAMA, A.S. et al. Diabetes e Dor. Liga de Estudo e Apoio ao Paciente com Dor – LEAD, Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Disponível em: <> . Acesso em: 30 maio 2009.

26 comentários:

lau siqueira disse...

a vontade que a gente sente quando encontra um blog assim é de , simplesmente, dizer muito obrigado.
Um abraço!
Lau

Profa. Rilva disse...

Nós agradecemos sua amável visita, Lau Siqueira.
Um abraço!

Marisa disse...

Gostaria de saber que especialidade devo consultar.
Obrigada!

rosalva56_56 disse...

Desde outubro de 2009 estou na corrida aos especialistas pra diagnosticar a QUEIMAÇÃO Q PASSEI A SENTIR EXATAMENTE NAS SOLAS DOS PÉS após sucessão de aulas de HIDROGINÁSTICA quando eu tinha mais peso e fazia as aulas APOIANDO COM AS PONTAS DOS PÉS AO FUNDO DA PISCINA POR INSEGURANÇA DEVIDO A MINHA ALTURA e ainda não conseguiram aviar um exame q possa diagnosticar e aliviar-me de tamanho incômodo. Gostaria de pedir uma orientação.

Rilva Sousa-Muñoz e Estudantes do GESME disse...

Não podemos oferecer orientações, uma vez que estas seriam imprecisas e talvez imprudentes. Mas podemos dizer que procure seu médico,ele poderá esclarecer adequadamente o seu problema.
Agradecemos a confiança.
Abraços!

Diego disse...

queimação nas costas dos pés pode ter haver com uma torção que tive nas costas ao praticar volei??

tiagoaliancado disse...

boa noite ...
a pricipio gostaria de parabenizar a todos pelo belo trabalho de informação a população tendo em vista que estão na contra mão do mundo moderno no qual as coisas futeis tem mais valor que as importantes.
Tenho uma duvida a qual especialista procurar, tendo em vista ter ido no ortopedista e o neuro , sinto muito dor e queimação nas plantas dos pés e é algo muito intenso todos os dias. existem dois fatos relevantes o 1° é que trabalhei em um local muito quente as vezes tinha a sensação dos pés está pegando fogo a outra e que uns 18 meses atrás sofrir um acidente de moto onde foi diagnosticado 2 pequenas hernias de disco na lombar, já fiz 2 eletroneurogiografia e nada foi detectado, seria possivél a alta temperatura ter lesionado os nervos dos meus pés?

Rilva Sousa-Muñoz e Estudantes do GESME disse...

(1) Diago, é difícil opinar sobre esta possibilidade. Sugerimos que procure um traumatologista para avaliar sua queixa, se ela é persistente.
(2) Tiago, sugerimos que consulte um reumatologista, caso a sua queixa ainda o esteja incomodando. E agradecemos pela apreciação do nosso blog.
Atenciosamente,
Rilva

felizardo disse...

Fico muito agradecido pelas informações acerca deste assunto, tenho sentido muitas dores ou verdadeiras queimações nos pés e depois desta leitura vou procurar um auxílio médico, muito obrigado e adorei o site...

Rilva Sousa-Muñoz e Estudantes do GESME disse...

Agradecemos sua visita e apreciação, Felizardo.

Nam disse...

Olá!!!
Faz alguns dias que venho sentindo uma queimação no calcanhar do pé esquerdo.
E ao ler as informações fornecidas por vocês através desse blog fiquei um pouco mais confusa. Pois acho que esse queimor tanto pode estar associado a minha saúde psíquica como a deficiência de vitamina B12/B2/B3.
Gostaria de saber qual especialista vocês me indicariam???

Wilson Furlan disse...

Olá... tenho a sensação que meu pé está "pegando fogo", mas é na parte de cima (o peito do pé) e não como li alguns comentários...... o que pode ser isso??? Isso acontece sempre à noite e por várias vezes levando da cama para molhar os pés (como se eu estivesse resfriando os pés).... já aconteceu de eu dormir com panos molhados em cima dos pés para aliviar a sensação de queimação..... podem dar-me algum conselho do que fazer..... muito obrigado. Wilson W Furlan Jr.

Rilva Sousa-Muñoz e Estudantes do GESME disse...

Sr. Furlan Jr., essa sensação pode ser um sinal de neuropatia periférica, mas para chegar a essa conclusão, é necessário fazer uma avaliação médica. Se este sintoma persistir, procure um neurologista. Esperamos que dê tudo certo.
Rilva

Ivonete artesanato disse...

com relação a queimação na planta dianteira do pé esquerdo, eu tive dores insuportaveis, a qual passou com agua bem quente acompanhada de salgrosso, tempo meia hora. vanderlei

N disse...

Sinto exatamente essas queimaçoes e nao sei em qual tipo de medico procurar? Ja fui em um angiologista pensando ser mal circulaçao mas nao era e assim gostaria muito da ajuda para aliviar minhas queimaçoes pois estou sofrendo muito.

LLNI disse...

Aoende estão vcs... Sempre digo q dificil é conseguir atendimento no S.U.S mas uma vez rompida essa barreira temos profissionais de excelência veteranos e muitos outros tantos em formação...Isso chama-se AMOR a profissão,ao próximo...

Natália Regini disse...

Olá, eu tenho queimação nos pés desde meus 9 anos, sempre no calor, ou a temperatura esta alta, principalmente a noite, so consigo durmir com o ventilador no maximo virado aos meus pés, nunca procurei ajuda, mas isso me incomoda demais, me acustumei, mas agora com 21 anos , parece que esta piorando , alguma sugestão de ajuda ?

Natália Regini disse...

Olá, eu tenho queimação nos pés desde meus 9 anos, sempre no calor, ou a temperatura esta alta, principalmente a noite, so consigo durmir com o ventilador no maximo virado aos meus pés, nunca procurei ajuda, mas isso me incomoda demais, me acustumei, mas agora com 21 anos , parece que esta piorando , alguma sugestão de ajuda ?

Márcia Penna disse...

Ólá! Maravilhoso o blog. Parabéns!! minha filha de 7 anos tem recorrentes reclamações de sensação de queimação nos pés e nas mãos. Chega a levanter-se durante a noite para molhá-los.
Qual especialidade eu deveria consultar? obrigada. Márcia

Rilva Sousa-Muñoz e Estudantes do GESME disse...

Agradecemos sua visita e consideração, Márcia Penna. Sugerimos que consulte o pediatra. Se houver necessidade de avaliação pelo neuropediatra, aquele encaminhará. Boa sorte!

Pedro Furtado Leite disse...

Quero parabenizar pelo importante trabalho. Venho, há algum tempo,com sintoma de queimação generalizada nos pés. É bastante desconfortável. Ainda não pude entender a causa. As vezes parece assosciar-se a problema de má digestão, de determinados alimentos, sempre à noite. Tenho bastante varize nos pés, tenho 75 anos de idade e já fui operado de estômago. Tenho um quadro digestivo meio complicado. Tenho observado melhora quando uso algum cha digestivo. A sensação de calor ocorre mesmo com o clima frio. Imagino tambem que pode ser algo ligado ao sistema nervoso periférico porque emagreci após a cirurgia e me tornei mais irritadisso. Certas noites sinto forte irritações nos pés. Fico feliz em poder encontrar orientações neste blog. Obrigado. Vou continuar seguindo... Abr.

boris disse...

depois de 5anos de queimacao nos pes e tentar todos os tratamentos que existem so tenho a comentar que as unicas coisa que funcionam , ou melhoram sao : usar sapato ou tenis com 2 numeros acima e macios , nunca usar nada apertado . nunca usar meias. usar chinelos macios o maximo que puder . colocar os pes depois do trabalho no gelo sempre que tiver paciencia , evitar andar num dia quente nem de chinelo nem de tenis .controlar o acucar .ultimamente estou fazendo ultrasom . parece que ajuda mas tb nao cura .boa sorte pra todos

Jana Rafaella disse...

Olá, meu pai está sofrendo com queimação nos pés fazem dois anos. Já fomos em vários especialista, mas todos os tratamentos foram em vão. Se souberem de um profissional que já tratou de um caso parecido...por favor me passem! Obrigada!

Dorli disse...

Oi Rilva,
Já faz uns seis meses que tenho essa queimação nos pés, saí até da hidroginástica.Médicos dizem que é a circulação e quanto mais remédios tomo pior fico. Agora, como a pele da planta dos meus pés é fininha, está machucando e queima demais. Fiz todos os exames e não da nada, agora para conseguir dormir tenho que colocar uma meia molhada nos pés. É prejudicial?
Obrigada
Seu blog é essencial para nós
Obrigada
Lua Singular

Unknown disse...

Muito bem abordado o assunto.
No meu caso a queimação diária e acompanhada de alguns pontos, em outras partes do corpo, de agulhadas que se parecem com picadas de mosquitos ou pontadas bem fortes.
Já pensei em processo alérgico, pois já levei o assunto a vários especialistas, contudo a queimação é persistente e diária, principalmente na planta do pé
direito. Parei com o chocolate, suspendi uso de determinado medicamento, etc.
Espero que o assunto em questào seja mais debatido, visando descobrir o que pode tá causando esse desconforto.
Agradeço a colaboração da autora do blog em questão.
Saudações.
Nilo Soares Jr.

Luiz Antonio Sbroio disse...

Luiz Atonio Sbroio.

Sinto queimação na planta dos pés há mais de 1 ano, e também consultei todos os especialistas possíveis, com exames laboratoriais e de imagens.
A única solução que melhorou, mas é um tratamento a longo prazo que se chama "CROCHETAGEM". Este tratamento é feito através de agulhas que tem a forma de agulha de fazer crochê, porém as agulhas não são introduzidas na pele. Apenas são feitas massagens nos nervos tensionados, em toda a região onde se sente a queimação.Este tratamento é feito por uma Fisioterapeuta(profissional especializado).Melhorei e muito.