9 de agosto de 2009

Ao Mestre com Carinho

Professor Evandro Pinheiro do Egypto


“Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais... 
(Rubem Alves)

O Professor Evandro, reumatologista e fisiatra, formou-se em 1970 pela Faculdade de Medicina da Paraíba. Fez pós-graduação em Reumatologia pela Pontíficia Universidade Católica no Rio de Janeiro. Foi professor e chefe de disciplina e do serviço de Reumatologia do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba (hoje do Centro de Ciências Médicas), tendo sido fundador e professor de outros cursos da área de saúde. Foi presidente da Associação Médica da Paraíba e membro da Academia Brasileira de Reumatologia.
Para nossos colegas e alunos, não será preciso mencionar sua vasta experiência com reumatologista, professor e educador. Queremos lembrar de sua eloquência, sua maneira forte de expressar seu pensamento, seu espírito tenaz e sua incansável vontade de debater idéias, resultantes de sua grande experiência e espírito arguto. De personalidade marcante, típica de pessoas que assumem uma postura na vida, demonstrava claramente o que pensava. Foi um ser humano impossível de passar despercebido.
Ele tinha ideias claras a respeito do ensino médico. Acreditava que a educação dos estudantes deveria incluir humanidades ao lado dos conhecimentos técnicos. Nós o vimos enfatizar incansavelmente a importância de se valorizar a influência da esfera psicológica no adoecimento dos pacientes. Parafraseando William Osler, finalizamos esta breve e singela homenagem ao Prof. Evandro dizendo que não podemos esquecer como ele ensinava estudantes de medicina nas enfermarias.