24 de fevereiro de 2010

Publicação do Livro "Iniciação ao Exame Clínico" do GESME

Publicação do nosso livro "Iniciação ao Exame Clínico: Guia para o Estudante de Medicina", produzido no Grupo de Estudos em Semiologia Médica (GESME).

Apresentando o Livro

Esse trabalho consiste na exposição didática de elementos psicomotores e cognitivos essenciais para o aprendizado da semiotécnica médica, no que concerne ao exercício do exame clínico do paciente adulto. Esse texto tem por finalidade precípua servir de apoio à Disciplina de Semiologia Médica do curso de graduação em Medicina (Departamento de Medicina Interna, Centro de Ciências Médicas, Universidade Federal da Paraíba – UFPB).

Trata-se de um livro voltado para a graduação, para o aluno de Medicina, o monitor de Semiologia Médica e de outras disciplinas clínicas, assim como para o aluno do internato médico, visando ao exercício da prática e ao desenvolvimento das habilidades semiotécnicas requeridas para a formação do clínico generalista.

O estudante de Medicina tem os primeiros contatos com os pacientes no contexto clínico através da Disciplina de Semiologia Médica. Desta experiência inicial surgem, por meio do exercício da observação clínica e do contato inicial com os fundamentos do raciocínio diagnóstico, os elementos que permitirão ao estudante seguir os demais módulos didáticos da graduação, tanto de clínica médica quanto cirúrgica. Nessa perspectiva, o elemento pedagógico basilar é o aprendizado da realização da anamnese e do exame físico, aptidões psicomotoras que serão aperfeiçoadas durante as etapas posteriores do curso médico.

A Disciplina de Semiologia Médica é ministrada em um momento ímpar da formação médica, quando se dá a construção dos alicerces sobre os quais irá assentar toda a formação médica.

A parte prática do aprendizado de Semiologia ocorre em pequenos grupos, que são acompanhados por um professor durante todo o curso. O estudante de Semiologia aprende a fazer anamneses nas enfermarias, sob supervisão docente. É dessa forma que o estudante também desenvolve técnicas cognitivas no aprendizado do exame físico. Posteriormente, cada aluno, sozinho, fará anamneses e exames físicos, quando apenas ele e o paciente se encontrarão frente a frente.

Poder perceber o paciente e refletir sobre sua doença é uma das propostas dessa disciplina. É nesse contexto que o ensino da relação médico-paciente começa, pois o encontro estudante-paciente e, posteriormente, o encontro médico-paciente, constituem um fenômeno rico de significados.

O conteúdo do trabalho é resultado da execução de um projeto didático-pedagógico na Disciplina de Semiologia Médica, e inserido na programação acadêmica dos seus monitores, com o objetivo primário a padronização do ensino do exame clínico na disciplina.

Como forma de aperfeiçoamento das próprias habilidades na execução do exame clínico, exercitadas em sessões de discussão das técnicas de exame com os professores, os estudantes que exerciam a monitoria acadêmica de Semiologia Médica produziram inicialmente um conjunto de módulos didáticos referente às programações curriculares da disciplina. Esta revisão prática ocorreu simultaneamente a uma pesquisa bibliográfica sobre semiotécnica.

Posteriormente, a monografia assim produzida foi inteiramente revisada e aprimorada pelos professores da disciplina e de outros professores do Departamento de Medicina Interna, que agregaram ao trabalho sua experiência de ensino.

Os monitores graduandos do curso de Medicina que colaboraram na elaboração do material instrucional deste livro foram Adenylza Flávia de Paiva e Luana Dias Santiago (exame de cabeça e pescoço), Daniel Macedo de Lucena (exame do sistema respiratório), Mariana Honório de Azevedo (exame do sistema cardiovascular), Daniel Espíndola Ronconi (exame do abdome), Camila de Oliveira Ramalho (exame do sistema urinário), Bruna Nadiely Veloso (exame do sistema osteoarticular) e George Caldas Dantas (exame neurológico).

Em consonância com o conteúdo programático da disciplina, esta obra abrange temas de Semiologia Médica distribuídos em nove capítulos: (1) Anamnese; (2) Ectoscopia; (3) Exame de cabeça e pescoço; (4) Exame do sistema respiratório; (5) Exame do sistema cardiovascular; (6) Exame do abdome; (7) Exame do sistema urinário; (8) Exame do sistema osteoarticular; e (9) Exame do sistema nervoso.

No capítulo 1, a anamnese é apresentada de forma didática e detalhada, passo-a-passo, conduzindo o estudante no início de seu aprendizado da arte de entrevistar, além de instruir a maneira de como elaborar um relatório escrito do resultado de sua história.

O capítulo 2 versa sobre o exame físico geral do paciente. A descrição do exame físico começa com a explanação dos elementos da inspeção geral, para posteriormente, em unidades subsequentes, proporcionar o encadeamento do estudo de cada região. No capítulo 3 começa o exame segmentar, abordando-se o exame da cabeça e do pescoço. Os capítulos seguintes referem-se aos exames dos sistemas respiratório, cardiovascular, digestório, urinário, osteoarticular e nervoso. Todos os capítulos são iniciados por uma breve revisão da topografia anátomo-clínica própria daquele sistema, seguindo-se de informações relevantes de semiotécnica.

Na produção desse material didático, está implícita a idéia de que a tarefa didática exige um trabalho de preparação e organização de textos instrucionais, e tal tarefa deve ser feita predominantemente pelos próprios professores da disciplina em questão, considerando que o objetivo central é a formação adequada de profissionais médicos para a prática clínica, e não apenas a educação de pesquisadores.

Ressalta-se, por fim, que é preciso receber essa proposta como passível de contínuo aperfeiçoamento e permanente construção, pois o objetivo do presente trabalho começará a ser atingido se esse esforço conjunto possibilitar um subsídio inicial efetivo para a excelência do ensino de Semiologia Médica da UFPB e de todos que dele se servirem.

SOUSA-MUÑOZ, R. L. (Org.). Iniciação ao Exame Clínico: Guia para o Estudante de Medicina. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2010, 168 p.