2 de setembro de 2010

Santos Cosme e Damião: Padroeiros dos Médicos

Os santos Cosme e Damião foram médicos medievais. Por não aceitarem dinheiro pelos seus serviços foram chamados de anargyros, ou seja "inimigos do dinheiro".
Foram martirizados em 287 d.C. no período do Imperador Diocleciano. Depois de torturas, foram decapitados, seus corpos foram levados para a Síria onde foram enterrados. Muitas lendas se sobrepõem à história do martírio e aos milagres que foram atribuídos aos médicos Cosme e Damião (GANESHA, 2009). Há relatos lendários sobre suas curas milagrosas. A mais célebre é o transplante de uma perna (representado na figura acima, uma obra do pintor italiano Fra Angelico). Para substituir uma perna com gangrena de um doente branco, os santos empregaram uma perna obtida de um negro etíope morto recentemente. Por milagre, o transplante teve completo êxito (SOUSA, 1996). Juntamente com o apóstolo Lucas e São Pantaleão, São Cosme e São Damião são os santos padroeiros dos médicos (ALVES, 2008). Referências
ALVES, E. A Medicina na Idade Média. História da Medicina - UnB. 2008. Disponível em: http://vsites.unb.br/fm/hismed/arquivos/medicina_na_idade_media.pdf. Acesso em: 02 set. 2010. GANESHA, A. São Cosme e São Damião, acusados de feitiçaria. Poeira Cósmica. 2009. Disponível em: http://jornale.com.br/wicca/?p=3455. Acesso em: 02 set. 2010. SOUSA, A. T. Curso de História da Medicina: Das Origens aos Fins do Século XVI. Lisboa: Calouste-Gulbenkian, 1996. Imagem: Santos Cosme e Damião realizando um transplante de perna (afresco de Fra Angelico, ou Giovanni da Fiesole, pintor italiano do século XV).