14 de novembro de 2010

O Projeto Continuum agora será do FLUEX (Fluxo de Extensão): Inscrições no Período 2011.1

Nosso projeto de extensão ambulatorial, que tem o título de “Projeto Continuum: Acompanhamento Ambulatorial de Portadores de Doenças Crônicas Egressos de Hospitalização”, está vigente desde 2008; assim, cumprimos o terceiro ano no PROBEX em 2010, vigência que foi encerrada no último dia 12. A principal ação do Projeto Continuum consiste no atendimento continuado aos pacientes portadores de doenças crônicas, geralmente hipertensão arterial, diabetes mellitus, doença renal crônica e doença hepática crônica, egressos de internações clínicas do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW). Esse projeto surgiu da observação de uma fragmentação do modelo assistencial pós-hospitalar, e que é um problema discutido na literatura, ou seja, o problema da falta de continuidade dos cuidados clínicos após uma internação, um aspecto negligenciado na prática hospitalar de instituições públicas. A adoção de uma assistência regular aos pacientes portadores de doenças crônicas pode melhorar sua evolução. Na nossa realidade local nas enfermarias de propedêutica da Clínica Médica do HULW, faltava uma sequência horizontal de assistência do paciente após as hospitalizações e faltava também orientação aos pacientes com doenças crônicas após longos internamentos. Por isso, o foco desse projeto é a continuidade do cuidado ao paciente com doença crônica após internação, sobretudo em caso de doenças com elevada prevalência nas enfermarias de clínica médica geral (Propedêutica Médica), e que provocam um alto índice de nova internação e de complicações. Nossa meta, portanto, é a melhora da evolução e redução da morbimortalidade desses pacientes. Na realidade, nosso cliente geralmente é portador de mais de uma doença crônica, e encontra-se em uma fase em que necessitou de hospitalização para obter estabilização clínica, pois ele é egresso de uma internação.
A doença crônica é conceituada como uma condição permanente, de evolução longa ou por toda a vida, com alta incidência de incapacidades, que pode ser controlada ou estabilizada e que requer a participação e responsabilidade do paciente no tratamento. Outro conceito importante para o nosso projeto é o de continuidade de cuidados em saúde, como a “sequencialidade, no tempo e no sistema de saúde, de intervenções integradas de saúde e de apoio social ao paciente.” A continuidade de cuidados permite aos profissionais de saúde conhecer melhor os seus doentes, o que além de diminuir muitas vezes o envio do paciente a serviços de especialidade, pode condicionar um menor número de prescrições e, principalmente levar a um aumento de adesão terapêutica do paciente, que é um dos nossos principais objetivos no projeto. Assim, precisamos considerar os conceitos de Educação em Saúde, englobando Educação do doente, Educação de adesão e Educação de monitorização, que são fatores determinantes para melhores resultados no decurso da doença crônica. Mas a adesão à terapêutica é um fenômeno sujeito à influência de múltiplos fatores, como recomendações referentes ao tratamento, condições demográficas e sociais do paciente, à natureza crônica da doença, às características da terapêutica (geralmente, polifarmácia), ao relacionamento do paciente com os profissionais de saúde. Buscamos, então, a cada visita do paciente ao ambulatório, fornecer a ele informação e comunicação sobre sua doença crônica e tratamento, com o objetivo de tentar mudar seu comportamento, o que representa um objetivo difícil de ser alcançado, e passa a ser um fator de importância não só clínica, mas também social. Em consonância com essa fundamentação, o objetivo geral do projeto é o de desenvolver ações assistenciais e métodos de trabalho no acompanhamento do paciente portador de doença crônica egresso de internação, através da continuidade do cuidado clínico ambulatorial e de processos de educação em saúde.
A partir de 2011, o Projeto Continuum fará parte do FLUEX (Fluxo de Extensão) cujo Edital pode ser visto no seguinte link: http://sigproj.mec.gov.br/edital_blank.php?id=178, saindo do PROBEX (Programa de Bolsas de Extensão) a partir de então.
A seleção dos alunos será feita por meio de prova objetiva a ser realizada em data divulgada posteriormente. As inscrições serão feitas durante uma semana a partir do primeiro dia do reinício das atividades letivas de 2011.1, quando será divulgado também o conteúdo programático para a seleção.
Poderão participar alunos de graduação em Medicina da UFPB a partir do quarto período (inclusive) até o oitavo período do curso. A duração da participação será de um semestre letivo, podendo ser prorrogada por mais um período. Haverá cinco vagas para alunos extensionistas. Não haverá bolsas, pois o projeto passará a ser vinculado ao FLUEX no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SIGProj) de extensão .
O aluno proponente deverá ter disponibilidade mínima semanal às terças-feiras entre 9h00 e 13h30 (atendimento ambulatorial + reunião do Grupo de Estudos em Semiologia Médica - GESME).
As inscrições para o projeto em 2011 serão feitas através do e-mail continuum.ufpb@gmail.com e divulgadas no Semioblog oportunamente.
Informações também poderão ser obtidas através do mesmo correio eletrônico.