7 de março de 2011

A História da Medicina contada de forma lúdica no Carnaval 2011



A fantástica História da Medicina foi o tema da escola de samba carioca Imperatriz Leopoldinense, que mostrou a origem e o desenvolvimento desta magnífica ciência-arte no desfile carnavalesco na noite de ontem no Rio de Janeiro.
No desfile, foram mostrados vários momentos e aspectos importantes da evolução da Medicina, desde a fase mágico-religiosa até a medicina contemporânea.
A Medicina na Antiguidade, na Idade Média, os rituais e magias empregados na cura dos doentes, o deus grego Asclépio, o "Pai da Medicina" Hipócrates, os estudos anatômicos de Leonardo da Vinci, a alquimia, as grandes epidemias que assolaram o mundo, como a Peste Negra, até as atuais doenças infecciosas epidêmicas como a Gripe Aviária, o H1N1, a "doença da vaca louca", a AIDS, assim como a descoberta dos antibióticos e novos medicamentos, a homeopatia, a descoberta da estrutura do DNA, a clonagem, a imunização, a fertilização in vitro.
Foram homenageados grandes vultos da Medicina brasileira, como Oswaldo Cruz, Carlos Chagas e Vital Brasil.
A bateria apresentou-se fantasiada como os médicos medievais que combatiam a Peste Negra, portando os típicos trajes com bico de pássaro.
Homenageou-se também a organização de artistas que trabalham como "Doutores da Alegria".
Guardadas as devidas proporções, foi uma "aula" panorâmica mostrando de forma lúdica a evolução da Medicina, com a beleza, a alegria e o luxo que caracterizam os desfiles do espetáculo do Carnaval carioca.