3 de junho de 2011

História da Neurocirurgia: Harvey Cushing



Harvey Cushing foi um desses gênios obsessivos que sacrificam tudo em nome de um ideal. No caso de Cushing, este ideal era a neurocirurgia, ainda nos seus primórdios,  no início do século XX. 

Quando Harvey Cushing (1869-1939) deu seus primeiros passos na carreira de neurocirurgia, em 1901, as perspectivas para o campo eram desanimadoras, porque as taxas de mortalidade e morbidade eram elevadíssimas. Entretanto, Cushing conseguiu realizar cirurgias intracranianas clinicamente eficazes, e não apenas viáveis, com uma tecnologia inovadora na época: o conhecimento e controle da pressão intracraniana (PIC). Em 1910, Cushing tinha acumulado um número suficiente de casos de pacientes com tumores operados com sucesso (180) para ter estatísticas convincentes. Sua taxa de mortalidade por tumores era de 10-15%.

Posteriormente, Cushing desenvolveu  outras técnicas e incorporou métodos eletrocirúrgicos, que facilitaram a ressecção segura de tumores cerebrais, que anteriormente se presumia serem inoperáveis​​. Essas conquistas foram fundamentais para a criação da neurocirurgia.