21 de janeiro de 2012

Pesquisa Científica e Formação Médica

Por Roberta Ismael Lacerda Ramalho
Estudante de Graduação em Medicina da UFPB

Resumo
Apenas 10%-20% dos cerca de 10.000 médicos formados anualmente no Brasil tiveram contato com o sistema de pesquisa médica. Contudo, a iniciação científica constitui uma ferramenta importante no processo de ensino-aprendizagem na graduação, representando um dos pilares da formação acadêmica. A experiência em pesquisa durante a graduação pode incutir fundamentos pedagógicos nos interessados em trilhar a vertente acadêmica, proporcionando o desenvolvimento da autodisciplina e a responsabilidade individual e coletiva, o hábito de sistematizar e cumprir tarefas, a curiosidade intelectual, a objetividade e o espírito crítico e a competência para buscar respostas para os problemas da prática profissional.

Palavras-chave: Pesquisa. Educação de Graduação em Médica. Pesquisa Médica.

O binômio ensino-pesquisa caracteriza o conceito de Universidade. Além de ser uma experiência institucional importante, a pesquisa científica é um dos pilares da formação acadêmica na graduação, pois estimula o estudante a desenvolver a capacidade de buscar soluções diante de determinadas problemáticas. Assim, a iniciação científica constitui uma ferramenta importante no processo de ensino-aprendizagem na graduação, aliando conhecimentos científicos com base na prática da investigação.

No Brasil, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) figura como a principal agência financiadora através de seu Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) na graduação, como forma de incentivo para a realização de pesquisas em universidades federais (PÊGO-FERNANDES; MARIANI, 2010).

Além disso, a pesquisa científica foi inserida como um dos tripés preconizado nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Medicina (BRASIL, 2001). No cenário nacional da educação médica, ainda há necessidade de se ampliar e sistematizar a produção científica em educação médica, evidenciando os resultados positivos (HAMAMOTO FILHO, 2009). 

No entanto, apenas 10%-20% dos cerca de 10.000 médicos formados anualmente no Brasil tiveram contato com o sistema de pesquisa médica (ZAGO, 2004). Essa realidade precisa mudar. É importante conscientizar docentes e discentes da importância da pesquisa científica como instrumento de qualificação acadêmica e profissional.

Na formação médica, a pesquisa científica é de suma importância também em virtude da grande velocidade do desenvolvimento das ciências médicas e da constante mudança dos saberes, necessitando a inserção do estudante de medicina nesta prática. A pesquisa proporciona ao aluno da graduação uma participação ativa na construção do seu conhecimento e na integração entre os conteúdos práticos e teóricos, além de ajudá-lo a aprender a aprender, pois ele terá que se atualizar constantemente durante toda sua vida profissional futura.

Conforme Bordieau (1989), a pesquisa é uma atividade racional em que o pesquisador se expõe e quanto mais se expõe, mais possibilidade de ganhos nesta exposição ele obtém, pois com a pesquisa também se aprende a partir das discussões sobre outras pesquisas realizadas.

Outros aspectos positivos da iniciação científica para o graduando são a oportunidade para divulgação da pesquisa, o seu desenvolvimento como expositor de trabalhos, a aprendizagem proporcionada pela própria pesquisa e o incentivo para continuar a desenvolver trabalhos de investigação científica.

A experiência em pesquisa pode incutir fundamentos pedagógicos nos alunos interessados em trilhar a vertente acadêmica, forjando o desenvolvimento da autodisciplina e a responsabilidade individual ou coletiva, o hábito de sistematizar e cumprir tarefas, a curiosidade intelectual, a objetividade, o espírito crítico e a competência para buscar respostas para os problemas da prática profissional. Portanto, a pesquisa é uma estratégia pedagógica de grande valor educativo, ampliando os referenciais de mundo do aluno, ao mesmo tempo em que o insere na cultura da pesquisa.

Nesse sentido, a iniciação científica não se propõe apenas a tornar o estudante um futuro pesquisador, mas também melhora seu rendimento acadêmico, ajudando-o a se organizar melhor, o que  pode ser um diferencial importante para sua formação médica.

A partir de um determinado momento, o aluno engajado em uma pesquisa científica tomará consciência de que nele e por ele se inicia um processo complexo de aprendizagem em que a reflexão crítica, o emprego do raciocínio, dos processos discursivos, da análise à síntese, da criatividade, enfim, de tudo que envolve o processo de investigação científica, ajudam no seu desenvolvimento.

Concluindo, a pesquisa na graduação é uma atividade motivadora e muito enriquecedora, que torna a formação mais abrangente e dota os graduandos de maior capacidade de observação e senso crítico. Mais do que tratar de pesquisa, a iniciação científica na graduação amplia a visão de mundo do estudante.

Referências
BORDIEAU, R. Introdução a uma Sociologia reflexiva. In: Poder Simbólico. Lisboa: Difel, 1989, p. 17-59.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução n. 4, CNE/CES de 7/11/2001. Institui diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em medicina. Diário Oficial da União. Brasília, 9 nov. 2001; Seção 1, p. 38. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pedf/CES04.pdf. Acesso em: 21 jan. 2012.     
HAMAMOTO FILHO, P. T. et al. Proposta de formação de um "Núcleo Acadêmico de Pesquisa em Educação Médica": A preocupação e o envolvimento de estudantes com a formação médica. Interface (Botucatu), Botucatu, 35 (1): 108-113, 2009 .
HAMAMOTO FILHO, P. T. et al. Pesquisa em educação médica conduzida por estudantes: um ano de experiência do núcleo acadêmico de pesquisa em educação Médica. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro, 35 (1): 2011.
OLIVEIRA, N. A.; ALVES, L. A.; LUZ, M. R. Iniciação científica na graduação: o que diz o estudante de medicina?. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro, 32 (3): 309-314, 2008.
PÊGO- FERNANDES, P. M.; MARIANI, A. W. O ensino médico além da graduação: iniciação científica. Sao Paulo Med. J. 128 (3): 117-118, 2010.
ZAGO, M. C A pesquisa clínica no Brasil. Cienc Saúde Coletiva. 9 (22008): 363-374, 2004.