23 de fevereiro de 2012

Imagem Semiológica: Xantomatose Eruptiva


A foto apresenta uma paciente de 15 anos com lesões cutâneas castanho-amareladas, sob a forma de pápulas e placas, localizadas na face. Trata-se de uma condição caracterizada pelo desenvolvimento de xantomas eruptivos, cujo conteúdo é predominantemente lipídico.

Xantomas podem ser encontradas numa variedade de tecidos, incluindo a pele, tendões, articulações dos joelhos e cotovelos.

A xantomatose pode estar associada com alterações do metabolismo dos lipídeos, geralmente hipertrigliceridemia e níveis elevados de quilomícrons ou de lipoproteínas de densidade muito baixa. Pode também ser observado em pacientes diabéticos não responsivos a insulinoterapia.

Diferentes classificações de xantomas planos têm sido apresentadas e, em geral estes diferenciam-se em dois grupos: 1) xantomas planos com aumento do nível sérico de lipídeos; 2) xantomas planos com nível normal de lipídeos séricos. Esse segundo grupo pode ainda ser do tipo idiopático ou associado ao mieloma múltiplo.
  
Afecção pouco frequente, geralmente ocorre em adultos, embora na foto acima observou-se em uma adolescente e foi confundida com acne.

Ver revisão sobre xantomas cutâneos neste blog no seguinte link:
http://semiologiamedica.blogspot.com/2009/12/xantomas.html

Referências
FAGUNDES, P. P. S. et al. Xantoma eruptivo com aspecto histopatológico inusitado simulando granuloma anular: Relato de caso. An. Bras. Dermatol. 84 (3): 289-292, 2009.
RECARTE, M. et al. Xantomas eruptivos. Dermatol Argent 14 (1): 56-59, 2008