1 de junho de 2012

O Governo Dilma e os Professores: Um Discurso Diferente da Ação


Esse discurso foi feito durante a última campanha para Presidente da República. O discurso demagógico de uma candidata que queria se eleger. Agora, eleita, ela age de maneira completamente diferente do que pregou no seu discurso de campanha. Percebe-se que a Educação só é prioridade para o governo Dilma nas propagandas eleitorais.
Embora não muito noticiado pela mídia, no dia 17/05/12 os professores federais entraram em greve pela reestruturação da carreira e por melhores salários, além de melhoria na infraestrutura das escolas. O ônus por essa greve deve ser atribuído ao misto de descaso e arrogância com que o governo vem tratando os docentes federais e suas demandas.
A postura da mídia nessa história de descaso é muito estranha: geralmente não perde uma oportunidade de atacar o governo Dilma, mas mantém silêncio quanto à questão da atual greve dos professores federais, "escondendo" a gravidade do estado de coisas no ensino federal.
O governo federal suspendeu a reunião que estava marcada com o sindicato nacional dos professores federais na semana passada, em uma atitude clara de que não está disposto a negociar.
Para um governo do PT, que parecia sempre defender a luta dos trabalhadores é, no mínimo, contraditória esta postura, e mostra total incoerência com seu discurso ideológico. Isso levará, ao que parece, a uma greve longa, prejudicando os alunos e a sociedade civil. Mas nitidamente o governo não parece estar preocupado com este impacto extremamente negativo, pois não se importa com a Educação, diferentemente do discurso demagógico mostrado no vídeo acima. Este revela desonestidade, engodo e mentira.