16 de julho de 2012

Semio-Quiz: Dor e Distensão Abdominal após Herpes Zoster

 Figura 1 - Vista frontal do abdome

Figura 2 - Vista lateral do abdome

Resumo do Quadro Clínico
Uma mulher de 77 anos foi atendida em serviço de emergência para avaliação de dor abdominal localizada no quadrante inferior esquerdo abdominal e "inchaço" no local há três dias. Três semanas antes, ela recebeu um diagnóstico de herpes zoster à esquerda no abdome (dermátomo T12), e fez um curso de sete dias com valaciclovir. 
O interrogatório sistemático foi normal, exceto por constipação, que não tinha respondido a mudanças dietéticas e supositório. 
O exame físico mostrava notável distensão dolorosa e edema no quadrante inferior esquerdo do abdome, com lesões vesiculares e crostosas na pele suprajacente (Figuras 1 e 2, acima). 

Diagnóstico e referência serão publicados após postagem de comentário com hipótese diagnóstica para o quadro.


17/07/2012
Diagnóstico: Pseudo-hérnia posherpética.
A tomografia computadorizada do abdome revelou convexidade da parede inferior esquerdo do abdome  em comparação com o direito e não revelou defeito fascial na parede. 
Pseudo-hérnias são definidas como saliências limitadas da parede abdominal, sem defeito estrutural, e constituem uma complicação conhecida de vários processos patológicos, incluindo a radiculoneuropatia diabética, a doença de Lyme, a polimiosite e a reativação de herpes zoster. Classicamente, a reativação da infecção de herpes zoster afeta as raízes nervosas sensoriais, no entanto, poderá ocorrer envolvimento motor, que se expressa por paresia diafragmática, superior e inferior e da musculatura abdominal.
Os sintomas de pseudohernia da parede abdominal ocorrem tipicamente dentro de duas semanas após a erupção cutânea e incluem, tipicamente, uma protuberância abdominal na região do dermátomo afetado. Os pacientes têm um bom prognóstico, com a maioria tendo resolução completa dos sintomas dentro de 18 meses.

Referência
PULIA, M. S.; SIELAFF, A.; CALDERONE, B. A. Postherpetic Pseudohernia. Annals of Emergency Medicine, 60 (1): 11, 2012. Disponível em: http://www.annemergmed.com/article/PIIS0196064411018853/fulltext. Acesso em: 17 jul. 2012.