24 de agosto de 2012

Trabalhos do GESME Premiados no VI CPEM

Dois trabalhos do Grupo de Estudos em Semiologia Médica (GESME) são premiados na categoria oral no VI Congresso Paraibano de Estudantes de Medicina (VI CPEM), realizado entre os dias 16 e 19 de agosto de 2012, no campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa - PB.
  (1) Busca e Adesão Terapêutica pelo Portador de Tuberculose Pulmonar: Estudo Qualitativo Baseado no Modelo Explicativo “Comportamento de Enfermo” 
Pedro Henrique Perez de Moura, Rachel Martins Candeia, Cesar Emiliano Fernandes, Sâmela Débora Guilherme de Oliveira, Rilva Lopes de Sousa-Muñoz 
Instituição: Departamento de Medicina Interna / Centro de Ciências Médicas / Universidade Federal da Paraíba – João Pessoa, Paraíba, Brasil. 
Correspondência: Rilva Lopes de Sousa-Muñoz
Departamento de Medicina Interna / Centro de Ciências Médicas - Campus I, s/n - Cidade Universitária - João Pessoa - PB. E-mail: rilva@ccm.ufpb.br 

RESUMO
Objetivos: Avaliar como portadores de tuberculose pulmonar em tratamento narram suas experiências de doença, verificando-se, no seu discurso, as diferentes fases do “Comportamento de Enfermo”, interpretadas na perspectiva da análise de conteúdo proposta por Bardin. 
Métodos: Estudo qualitativo fundamentado na técnica da análise discursiva a partir de entrevistas com 16 pacientes com tuberculose pulmonar em tratamento ambulatorial no Hospital de Doenças Infecto-Contagiosas Clementino Fraga em João Pessoa, Paraíba. O referencial teórico foi o enfoque “Comportamento de Doente” (Mechanic). 
Resultados: Observou-se busca tardia de atenção médica, procura inicial de hospitais gerais da cidade com atraso no diagnóstico e limitação para o trabalho como fator determinante da aceitação do papel de doente, e da necessidade de assistência médica. Ao receber o diagnóstico, observou-se temor pela possibilidade de contágio de familiares e estigma em relação ao diagnóstico. As causas para a tuberculose foram atribuídas ao estilo de vida, condições climáticas, trabalho e problemas emocionais. Na fase de comportamento dependente, os pacientes referiram transferência do controle ao médico. 
Conclusões: Foram observadas diversas fases do “comportamento de enfermo”, desde a negação dos sintomas até a fase de ajustamento a esse papel. Após essa conformação, os pacientes manifestaram necessidade da legitimação de sua doença através do diagnóstico médico. Estes dados proporcionam uma reflexão e análise sobre a perspectiva do paciente diante da tuberculose pulmonar.
Palavras-Chave: Tuberculose. Papel do Doente. Comportamento de Doença. Pesquisa Qualitativa.

(2)  Fatores de Risco para Perda de Sensibilidade Plantar em Diabéticos: Estudo Caso-Controle em Ambulatório de Endocrinologia
    Josué Vieira da Silva, Rilva Lopes de Sousa-Muñoz, Ângela Siqueira de Figueiredo, Joyce Freire Gonçalves de Melo, Bruno Melo Fernandes

RESUMO
Introdução: Este estudo enfoca o problema da perda da sensibilidade plantar e seus fatores de risco, avaliados retrospectivamente, em pacientes atendidos ambulatorialmente no hospital universitário de João Pessoa, Paraíba, Brasil, onde muitos pacientes diabéticos são atendidos, mas não há conhecimento sobre a prevalência do risco de desenvolvimento desse quadro.  
Objetivo: Avaliar fatores de risco para perda de sensibilidade protetora plantar em pacientes diabéticos atendidos ambulatorialmente no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), e correlacionar esta perda com sintomas neuropáticos. 
Materiais e Métodos: Estudo caso-controle envolvendo pacientes com sinais de neuropatia diabética (casos), diabéticos sem neuropatia e pacientes não-diabéticos (controles) atendidos nos ambulatórios de Endocrinologia do HULW. Aplicaram-se o Escore de Sintomas Neuropáticos (ESN), a Escala Visual Analógica (EVA) e o teste do monofilamento de Semmes-Weinstein (10g). 
Resultados: A amostra foi de 90 pacientes, divididos em três grupos: 16 diabéticos tipo II neuropatas (casos; GDN), e por dois grupos-controle: grupo-controle 1 com 42 diabéticos tipo II sem ND (GDNN) e  grupo-controle 2 com 32 adultos não-diabéticos (GND). Idade, duração do DM e valores de glicemia foram estatisticamente superiores no GDN. A odds ratio de 5 entre GDN e GDNN apontou para a associação entre presença de neuropatia e tempo de diagnóstico de diabetes. Foram identificados fatores agravantes para o desenvolvimento do "pé diabético" relacionados à neuropatia. 
Conclusão: O tempo de diagnóstico e os níveis de glicemia foram fatores associados ao desenvolvimento de perda da sensibilidade plantar. O diagnóstico de NDP pelo exame do monofilamento não se relacionou com sintomas neuropáticos.
Palavras-chave: Diabetes mellitus. Neuropatias Diabéticas. Pé diabético.