14 de setembro de 2012

Assistência Ambulatorial a Pacientes com Doenças Crônicas Egressos de Hospitalização

Publicado em Calaméo. Para ler o texto, clique no título abaixo.
Trabalho apresentado no II COLÓQUIO CIENTÍFICO REGIONAL DO HULW: “A SAÚDE NA PERSPECTIVA DA INTERDISCIPLINARIDADE”

 RESUMO

Introdução: Há poucas ações multidisciplinares de continuidade de assistência clínica ao paciente portador de doenças crônicas egressos da internação das enfermarias de clínica médica geral do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) / Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB, Brasil.

Objetivo: Relatar a experiência do desenvolvimento de assistência multidisciplinar a pacientes com doenças crônicas egressos de internação nas enfermarias de clínica médica do HULW de forma integrada a um processo educativo.

Metodologia: As atividades ambulatoriais foram desenvolvidas através de seguimento clínico pós-hospitalização e orientação educativa dos pacientes. O  trabalho foi realizado por uma equipe composta por médicos (clínico-geral, nefrologista, endocrinologista), assistente social e alunos de graduação em Medicina e Serviço Social. No atendimento ambulatorial, realizaram-se estratificação do risco cardiovascular, avaliação da terapêutica, orientação educativa e controle da adesão ao tratamento.

Resultados: Dos 32 pacientes encaminhados para atendimento no ambulatório após a alta hospitalar nas enfermarias de clínica médica do HULW/UFPB, 24 retornaram para acompanhamento ambulatorial. Na enfermaria, uma estudante de Serviço Social realizou a primeira intervenção educativa explicando a necessidade da continuidade da atenção pela equipe de saúde. Os estudantes extensionistas de Medicina realizaram orientação educativa individual aos pacientes no ambulatório, com periodicidade mensal, enfocando os cuidados necessários para manter sua doença controlada.  Verificou-se adesão completa por 19 (79,2%) dos pacientes, melhora do conhecimento destes em relação aos medicamentos e bom controle de pressão arterial, controle metabólico e da progressão da doença renal.

Conclusões: Os benefícios assistenciais obtidos por meio da implantação deste projeto foram, em curto prazo, uma melhora da educação dos pacientes e das condições de assistência. Em médio prazo, obteve-se melhor controle dos pacientes com controle da pressão arterial e bom controle metabólico e da progressão da doença renal.

Palavras-chave: Equipe de Cuidados de Saúde. Continuidade da assistência ao paciente. Ambulatório hospitalar.