6 de outubro de 2012

Semio-Quiz: Erupção Cutânea Difusa

 Figura 1
Figura 2
Um homem de 53 anos apresenta história de erupção cutânea maculopapular escamosa e difusa há cinco dias. Refere dor de garganta e febre duas semanas antes.
Após o início das lesões de pele, ele começou a usar por conta própria penicilina V potássica para faringite estreptocócica, por causa de contato familiar que apresentava cultura positiva. Segundo o paciente, houve piora da erupção com o uso do antibiótico.
Ao exame físico, a ectoscopia revela exantema maculopapular difusamente distribuído, de coloração rósea e aspecto escamoso, mais proeminente no tronco e extremidades, porém poupando palmas das mãos e plantas dos pés (Figura 1, Figura 2).
O diagnóstico e  a referência da fonte serão publicados após postagem de dois comentários com hipóteses diagnósticas.
............
 07/10/12 – Diagnóstico e Referência
Diagnóstico: Psoríase Gutata
Referência: Vogel e Wolf (2009) - VOGEL, J. A.; WOLF, S. J. Man With Rash. Annals of Emergency Medicine, 53 (4): 418, 2009.
O paciente recebeu diagnóstico de psoríase gutata, afecção que é mais comumente observada em crianças e adultos jovens. 
Esta dermatose está fortemente associada com antecedente de infecção estreptocócica, ou pode mesmo ocorrer concomitantemente a esta infecção. Muitas vezes ocorre uma a duas semanas após faringite estreptocócica ou  infecção viral das vias respiratórias superiores. 
Em geral, esta erupção manifesta-se como lesões papulosas róseas e descamativas, aparecendo principalmente no tronco e extremidades, poupando o palmas das mãos e plantas dos pés. 
A psoríase gutata pode ser confundida com uma farmacodermia, se o paciente é visto antes do desenvolvimento da fase de descamação, particularmente em indivíduos que foram tratados com antibióticos. 
Para avaliar a infecção estreptocócica podem ser dosados os níveis de antiestreptolisina, que neste paciente foram de 571 UI/mL (valores normais:  menores que 200).
A psoríase gutata pode involuir espontaneamente em algumas semanas ou exigir fototerapia para acelerar sua resolução. A erupção deste paciente resolveu-se espontaneamente após seis semanas.