29 de outubro de 2012

Solicitação de Vagas para a Monitoria de Semiologia Médica

Com a publicação dos resultados da seleção de monitores do Edital PRG/CEM Nº 008/2012, retificado pelo Edital PRG/CEM Nº 0021/2012, da Universidade Federal da Paraíba,  verificamos que a nossa disciplina de Semiologia Médica recebeu  a pontuação de 231,1, com obtenção de apenas uma vaga para monitor bolsista.

Considerando que apenas uma vaga para a monitoria acadêmica da Disciplina de Semiologia Médica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) é insuficiente, a coordenação desta disciplina protocolou requerimento junto à Comissão de Estágios e Monitoria da Pró-Reitoria de Graduação/UFPB, solicitando que nos sejam concedidas mais vagas de monitores. 
Este requerimento − que se configurou como um pedido de reconsideração, embora não haja possibilidade de recurso quanto ao resultado desta seleção −, refere-se ao número de vagas que foi destinado à nossa disciplina de Semiologia Médica (Semiologia do Adulto, da Criança e Obstétrica,  MIV – 21 / Departamento de Medicina Interna, Centro de Ciências Médicas) − uma vaga para bolsista −, e contém as justificativas para que a Comissão da PRG/UFPB aprecie a possibilidade de nos conceder mais duas vagas para monitor voluntário. No nosso Plano de Ação submetido através do último Edital desta Pró-Reitoria (Edital PRG/CEM Nº 008/2012 - Monitoria 2012-2/2013-1, retificado pelo 021/2012), pedimos que nos fossem cedidas quatro vagas para monitores em virtude das necessidades particulares de nossa disciplina.
Programa consolidado da maior importância para o ensino na UFPB, a monitoria tem sido fundamental para a disciplina de Semiologia Médica (MIV-21), em que os alunos têm sua iniciação à clínica médica aprendendo a examinar o doente. Os monitores tem sido essenciais à inserção do estudante de Medicina iniciante da observação clínica no complexo cenário hospitalar de práticas. Com o desenvolvimento dos nossos Planos de Ação nos últimos anos, alcançamos, com a contribuição dos monitores, a publicação de um livro didático de Semiologia Médica, que é amplamente empregado na nossa disciplina (“Iniciação ao Exame Clínico: Guia para o Estudante de Medicina”, Editora Universitária da UFPB, 2010) e um capítulo de livro (“Os direitos do paciente na condição de instrumento de aprendizado em hospitais universitários”. In: Solange Fátima Geraldo Costa. (Org.). Os Direitos do Usuário em Serviços de Saúde. Os Direitos do Usuário em Serviços de Saúde. João Pessoa: Editora Universitária, 2011, v. 1, p. 35-51.), assim como o desenvolvimento de vários materiais didáticos instrucionais, como os que estão referidos abaixo:
1-       SOUSA-MUÑOZ, R. L. ; MOREIRA, P. A. A. ; SARAIVA, M. G. ; PEREIRA, J. V. N. ; GADELHA, C. S.; MAROJA, J. L. S. . CRIAÇÃO DE MATERIAL VISUAL PARA APOIO AO APRENDIZADO DE SEMIOLOGIA MÉDICA. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional).
2-      SOUSA-MUÑOZ, R. L. ; SARAIVA, M. G. ; GADELHA, C. S. ; PEREIRA, E. H. F. ; PEREIRA, J. V. N. ; MENEZES, D. A. ; NEGRI, G. L. . EMPREGO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZADO EM AUSCULTA PULMONAR. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Criação de material didático).
3-      SOUSA-MUÑOZ, R. L. ; SARAIVA, M. G. ; GADELHA, C. S. ; MENEZES, D. A. ; NEGRI, G. L. ; MOREIRA, P. A. A. . PROJETO INSTRUCIONAL DA MONITORIA DE SEMIOLOGIA MÉDICA COM ENFOQUE NA AVALIAÇÃO CLÍNICA DA DOR. 2010. (Desenvolvimento de material didático).
4-      SOUSA-MUÑOZ, R. L. ; GADELHA, C. S. ; PEREIRA, J. V. N. ; MENEZES, D. A. ; SARAIVA, M. G.; MAROJA, J. L. S. . UTILIZAÇÃO DE RECURSOS MULTIMÍDIA NA MONITORIA DE AUSCULTA CARDÍACA EM SEMIOLOGIA MÉDICA. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional).
5-       SOUSA-MUÑOZ, R. L. ; BARACUHY, L. V. ; PEREIRA, J. V. N. ; GADELHA, C. S. ; SARAIVA, M. G. ; MOREIRA, P. A. A. ; SOARES, R. M. S. ; MENEZES, D. A. . PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA SEMIOLOGIA MÉDICA: CARACTERIZAÇÃO CLÍNICA E FISIOPATOLOGIA DE SINAIS E SINTOMAS. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional).
6-      SOUSA-MUÑOZ, R. L. ; DANTAS, S. G. ; SARAIVA, M. G. ; SOARES, R. M. S. ; BARACUHY, L. V. ; MENEZES, D. A. ; NEGRI, G. L. ; PEREIRA, J. V. N. . MATERIAL INSTRUCIONAL DE SEMIOLOGIA CUTÂNEA PARA ALUNOS DE INICIAÇÃO AO EXAME CLÍNICO. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional).
Além disso, foram publicados relatos de nossa experiência didático-pedagógica na monitoria de Semiologia em revistas de circulação nacional na área de educação médica (Revista Brasileira de Educação Médica) e internacional (Revista Educación Médica).
Por outro lado, os monitores estão, ao longo dos últimos seis semestres, produzindo com apuro vídeos sobre técnicas de exame físico. Os monitores já desenvolveram material didático audiovisual sobre exame do tórax respiratório, exame cardiovascular e exame do abdome. Os monitores elaboraram desde o roteiro até a captura de imagens com uma câmera digital e a escolha de sons e efeitos sonoros. Os vídeos estão disponíveis no Blog do Grupo de Estudos em Semiologia, GESME (“Semioblog”) e  na videoteca da monitoria. Ainda resta a elaboração de vídeos sobre exame clínico dos outros sistemas.
Monitores de Semiologia Médica elaboraram também um projeto didático-pedagógico com utilização de recursos multimídias como áudios de ausculta cardíaca normal e patológica, associados aos seus respectivos fonocardiogramas, além do uso de modelos virtuais do sistema cardiovascular em funcionamento, simulando situações reais da prática clínica. Os sons cardíacos, gravados com estetoscópio digital, são apresentados simultaneamente à exibição de animação tridimensional do coração e grandes vasos, demonstrando-se os eventos hemodinâmicos e mecânicos envolvidos na gênese do som em estudo. Nas sessões de apresentação, antes da exibição de cada simulação virtual de ausculta, o monitor ressalta as principais características semiológicas a serem observadas. A qualquer momento os alunos podem pedir para parar a apresentação e repetir o som em estudo, conferindo assim um caráter interativo a esta atividade.
Os monitores também têm produzido material com inserção explicativa de técnicas de ausculta, achados auscultatórios normais e patológicos e seu significado clínico. A apresentação geralmente é ministrada por um monitor aos estudantes da disciplina, utilizando aparelhos de som, data-show e computador, quando há dúvidas sobre os sons, uma prática que tem contribuído para o seu aprendizado em ausculta pulmonar e cardíaca.
Por outro lado, os monitores colaboram na manutenção do Blog do GESME, o “Semioblog”, que foi criado há quatro anos para estimular a comunicação entre os alunos de Semiologia, valorizar a produção textual desses alunos através da publicação de seus escritos na Internet, fomentar um apoio eletrônico para a disciplina de Semiologia da UFPB e criar um espaço de organização da produção dos alunos, monitores e professores de Semiologia Médica.
Voltando ao nosso Plano de Ação 2012/1013: este foi submetido no Projeto do nosso departamento e alcançou 231,1 pontos  (Plano de Ação da disciplina de Semiologia do Adulto, da Criança e Obstétrica, MIV - 21). Constatamos que o Plano de Ação da Disciplina de Introdução aos Estudos Clássicos, de outro Centro, com pontuação de 247,8, recebeu duas vagas. Pedimos, então, que em vista da comparação das demandas de nossa disciplina e das justificativas que se seguem, seja reconsiderado o número de uma vaga concedida à mesma.
Além dos benefícios que traz a monitoria aos alunos que estão passando pela disciplina, que têm monitores adequadamente supervisionados, o aluno de Medicina monitor ganha muito com esta prática, e não são apenas curriculares os benefícios. Ele ganha em aprendizado, em experiência, em forjar responsabilidade, em amadurecimento acadêmico. Sabemos que 40% dos ex-monitores da nossa universidade estão hoje atuando na atividade de docência ou estão inseridos em programas de pós-graduação, o que foi mostrado por um estudo observacional feito aqui na UFPB.
Em Semiologia Médica, o plano de trabalho dos monitores tem o objetivo de proporcionar a ampliação do seu conhecimento em exame clínico, despertando o interesse para a docência e desenvolvendo aptidões acadêmicas. A importância da Semiologia na formação do médico é ressaltada nas novas Diretrizes Curriculares da graduação em Medicina, no que concerne, sobretudo, ao aprendizado de técnicas de exame clínico. Este constitui a base para toda a prática médica. Mesmo diante de todo avanço tecnológico na área dos exames laboratoriais e de imagem, o método clínico - anamnese e exame físico – bem executado continua sendo imprescindível para o bom exercício da medicina. É a partir dele que os exames complementares podem ser bem solicitados e interpretados criticamente. Depreende-se daí a importância da Monitoria para esta disciplina, cujo foco é o treinamento de habilidades clínicas.
A monitoria de Semiologia apresenta diversas atividades, dentre elas destaca-se o plantão diário de dúvidas realizado na sala de Semiologia do 5º andar do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW). No início do semestre, os monitores são orientados e supervisionados no cumprimento das seguintes atividades: exercer atividades semanais junto aos alunos, em horários extra-classe pré-fixados, à beira do leito, em atendimento do tipo “plantão de revisão”; auxiliar os alunos na abordagem dos pacientes no início de cada semestre; selecionar os pacientes para a aula prática e a prova prática de anamnese e entregar a lista de pacientes aptos e concordantes com a participação nas entrevistas ao professor; comparecer ao final do horário da prova prática na sala de aula de Semiologia para auxiliar no encaminhamento dos alunos à sala e para o recolhimento das observações clínicas escritas; esclarecer os pacientes sobre a participação dos alunos e dos professores, auxiliando a estabelecer um elo entre o paciente, aluno e professor; selecionar os pacientes para as aulas práticas; auxiliar na distribuição dos alunos para abordagem dos pacientes para realização de provas práticas à beira-do-leito; realizar apresentações orais na programação do semestre no Grupo de Estudos em Semiologia Médica; cumprir o cronograma de atividades com horários fixos, assim como o horário em que o monitor atenderá aos alunos para dirimir dúvidas dos alunos sobre obtenção da anamnese e semiotécnica do exame físico; auxiliar os alunos no laboratório de habilidades clínicas do CCM através da demonstração prática de técnica de exames e de ausculta cardíaca e pulmonar; informar o professor orientador sobre eventuais problemas observados durante a sua atividade junto aos alunos; apresentar ao professor sugestões, planos e formas operacionais que melhor correspondam ao funcionamento da monitoria, sempre em coerência com a expectativa institucional, face ao seu perfil; cumprir 12 (doze) horas semanais de atividades de monitoria, conforme horário preestabelecido com o professor orientador, observando que o horário do exercício da monitoria não deverá causar prejuízo ou coincidência com as horas oficiais das suas próprias atividades curriculares; apresentar os trabalhos sobre ensino de Semiologia e relatos de experiência realizados na vigência da monitoria no Encontro de Iniciação à Docência (ENID) e em outros eventos acadêmicos; colaborar na elaboração do relatório semestral final do projeto de monitoria da disciplina, sob orientação do professor coordenador da monitoria; cumprir o Código de Ética do Estudante de Medicina.
No horário compreendido entre 12h00 e 13h30 de segunda a sexta, os alunos interessados tem a oportunidade de solicitar o esclarecimento de dúvidas sobre os temas abordados em sala de aula, sendo o questionamento mais comum referente à correta realização da técnica semiológica. Para auxiliá-los dispõe-se de duas macas na sala de aula, nas quais é simulado o leito do paciente. Primeiro, o monitor realiza as manobras semióticas em um voluntário presente e após observação, os próprios estudantes treinam uns nos outros as técnicas do exame físico sob o olhar crítico dos monitores. Em outras ocasiões, os monitores levam os alunos para o laboratório de habilidades clínicas do CCM para demonstração prática de técnica de exames e de ausculta cardíaca e pulmonar. Finaliza-se a sessão de monitoria indo às enfermarias de Clínica Médica do HULW junto com os estudantes e colocando em prática o que foi firmado na simulação.
As atividades realizadas no semestre letivo 2011.1 (12 horas semanais foram, além das atividades semanais junto aos alunos, em horários extraclasse pré-fixados, participação de atividades programadas para os monitores para organização dos trabalhos da monitoria e para discussão de temas de Semiologia Médica e Ensino (Quadro 1). Exemplificamos as atividades no Quadro 1 com ações do semestre de 2011.1 em vista da fragmentação que sofreu o semestre 2012.1 em virtude da greve, além do fato de ter sido a última vigência em que recebemos um número de vagas necessário para cobrir nossas demandas (seis).

Quadro 1 – Programação das reuniões da Monitoria de Semiologia Médica no semestre 2011.1.
 Como aulas práticas da disciplina de Semiologia Médica consistem no ensino do exame clínico envolvendo os pacientes internados nas enfermarias. Percebeu-se que havia desperdício de tempo na seleção dos pacientes para as práticas e que o conhecimento prévio dos achados semiológicos e das condições dos pacientes poderia melhorar a dinâmica do funcionamento da disciplina.
Com esta finalidade, surgiu o projeto “mapeamento clinico das enfermarias”, que será realizado nesta vigência de 2012.2/2013.1, realizado pelos monitores da disciplina. O grupo de monitores da disciplina (se tivéssemos quatro vagas, como solicitamos para atender as demandas já citadas e esta nova que está prevista no plano de ação submetido) será dividido em dois subgrupos para acompanhar a rotatividade de 70 leitos da enfermaria de clínica médica. Os principais achados semiológicos são transferidos para uma planilha eletrônica (google docs) acessível a todos os professores e monitores da disciplina. A planilha será atualizada a cada três dias pelos monitores com os sinais clínicos encontrados e/ou eliminação de determinado achado inserido anteriormente (Plano de Ação 2012.2-2013.1).
Essa iniciativa trará maior praticidade na indicação dos pacientes a serem examinados durante as aulas práticas, facilitando na demonstração da semiotécnica de exame físico pelos professores e, portanto, no planejamento das aulas. O projeto permitirá ainda um melhor treinamento dos monitores, aumentando sua aproximação com os pacientes, bem como melhora da relação aluno-paciente. Além disso, os pacientes que não estão em condições clínicas ou encontram-se indispostos serão identificados previamente e não serão perturbados desnecessariamente durante as aulas práticas.
Os resultados almejados no projeto de Monitoria na disciplina de Semiologia Médica têm sido cumpridos com sucesso e grande êxito acadêmico. Salientamos, por fim, que o desempenho de seus integrantes e a repercussão acadêmica do nosso Plano de Ação só poderão ser considerados suficientes, com cumprimento dos objetivos preconizados, se houver, no mínimo, quatro monitores na disciplina. A diversidade de atividades cotidianas da disciplina de Semiologia pode ser mais bem operacionalizada através de medidas atribuídas aos quatro monitores de que necessita a disciplina. Salientamos que recebemos nesta disciplina 60 alunos por semestre.
Finalizando após justificar as demandas didático-pedagógicas de nossa disciplina, solicitamos que fosse reavaliada a destinação de apenas uma vaga à mesma.
Assim, aguardamos a apreciação deste pedido pela Comissão de Estágios e Monitoria/Pró- Reitoria de Graduação/UFPB.