23 de janeiro de 2013

GESME em Atividade do Programa “Jovens Talentos para a Ciência”


Tácia Adriana Florentino de Lima, estudante do segundo período de graduação em Medicina da UFPB, nossa aluna no Programa “Jovens Talentos para a Ciência”, apresentando a Introdução e os Objetivos do projeto do qual participa no Grupo de Estudos em Semiologia Médica (GESME): “Atitudes de Estudantes de Ciências da Saúde da UFPB Vinculados ao Programa de Iniciação Científica em Relação à Bioestatística”.

Como aluna do Programa Jovens Talentos para a Ciência, Tácia Adriana Florentino de Lima, agora no segundo período de graduação, tem superado nossa expectativa docente em termos de dedicação, curiosidade científica e capacidade de trabalho em equipe. A princípio (entre agosto de 2012 e janeiro de 2013), ela trabalhou juntamente com o estudante Ezemir Fernandes Júnior, do oitavo período em Medicina/UFPB, e agora passa a acompanhar as atividades de pesquisa de Cícero Faustino Ferreira, do nono período, ambos atuando como alunos do Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica (PIVIC) no GESME. Tácia está aprendendo os primeiros passos da atividade de pesquisa, cumprindo o Plano de Atividades descrito abaixo.

O “Programa Jovens Talentos para a Ciência” é um programa do governo federal através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e que tem o objetivo de inserir precocemente os estudantes universitários no meio científico. 


Plano de Atividades de Tácia Adriana Florentino de Lima (Programa Jovens Talentos para a Ciência/Capes/CNPq/UFPB)

- Participar do Grupo de Estudos em Semiologia Médica (GESME), grupo de pesquisa registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisas do CNPq;
Participar das reuniões semanais do GESME como ouvinte;
- Participar de uma apresentação oral de projeto de pesquisa por semestre no GESME;
- Apresentar tópicos de metodologia científica relacionados a pesquisa clínica uma vez por semestre no GESME;
- Realizar levantamento bibliográfico e leitura de trabalhos e textos básicos sobre pesquisa em Medicina e Semiologia Médica;
- Compartilhar com estudante PIVIC da vivência de realização de entrevistas estruturadas com estudantes da UFPB bolsistas do Programa de Iniciação Científica dos cursos da área de Saúde;
- Participar da análise dos dados obtidos em trabalho de campo juntamente com estudante do PIVIC, em cujo projeto enfoca-se a participação do estudante da área de saúde da UFPB em pesquisas científicas;
- Participar do encontro de iniciação científica da UFPB e de outros eventos científicos durante a vigência do Programa Jovens Talentos para a Ciência;
- Habilitar-se no acesso à literatura científica através de treinamento no uso do Portal de Periódicos da CAPES;
 - Assistir a defesas de dissertações na UFPB (cursos de Mestrado do Centro de Ciências da Saúde / UFPB);
- Estudar obrigatoriamente uma língua estrangeira;
Desenvolver a capacidade/habilidade de observar, analisar, sintetizar e aplicar conhecimento na sub-área de Semiologia Médica;
- Realizar leitura e fichamento de resumos de publicações encontradas enfocando a participação do estudante de medicina em pesquisa científica;
- Conhecer pesquisas sobre Semiologia Médica, dentro de diferentes perspectivas teóricas e práticas, por meio de projetos integrados e de grupo no GESME;
- Realizar treinamento em análise de dados em software estatístico em sessões promovidas pelo GESME.