31 de março de 2013

Dermato-Heliose Unilateral

Homem de 69 anos com história de 25 anos de espessamento gradual assintomático e enrugamento da pele no lado esquerdo de seu rosto. Ele relatou que foi motorista e dirigiu um caminhão de entregas durante 28 anos. 
O exame físico demonstrou sinais de hiperqueratose com sulcos acentuados, vários comedões e áreas de elastose nodular (erupção papular) na hemiface esquerda. O exame histopatológico revelou acúmulo de material elastolítico (fibras elásticas fragmentadas e desorganizadas) na derme e formação de milium dentro dos folículos de pelos velus
Os achados são compatíveis com a síndrome de Favre-Racouchot da pele foto-danificada, conhecida também como dermato-heliose. 
Os raios ultravioleta A (UVA) transmitem-se através do vidro da janela, penetrando as camadas da epiderme e a superior da derme. A exposição crônica aos raios UVA pode resultar em espessamento da epiderme e do estrato córneo, assim como a destruição das fibras elásticas. 
Embora a exposição aos raios ultravioleta B (UVB) esteja ligada a uma maior taxa de foto-carcinogênese, a radiação UVA também pode induzir mutações do DNA, levando à formação de câncer de pele. 
Caso clínico publicado no New England Journal of Medicine (GORDON; BRIEVA, 2012).

Referência
GORDON, J. R. S.; BRIEVA, J. C. Unilateral Dermatoheliosis. N Engl J Med  366:e2, 2012. Disponível em: http://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMicm1104059. Acesso em: 31 mar. 2013.