5 de março de 2013

Sinal de Rovsing

 

Descrito por um cirurgião dinamarquês, Niels Thorkild Rovsing, em 1907, o sinal de Rovsing sugere a hipótese de inflamação peritoneal por apendicite aguda em um paciente com sintomatologia compatível com o quadro. Este sinal é revelado clinicamente por dor na fossa ilíaca direita à compressão retrógrada dos gases a partir da fossa ilíaca esquerda, comprimindo-se consecutivamente flanco esquerdo, projeção de cólon transverso e flanco direito. Tal manobra produz a distensão do ceco e do apêndice, empurrando os gases do cólon esquerdo no sentido anti-peristáltico até o ceco. 
Também chamado de “sensibilidade de rebote referida”, quando presente, é bastante útil no apoio ao diagnóstico de apendicite. 
Era considerado um sinal de pequena sensibilidade e especificidade, porém mais recentemente, uma pesquisa indicou uma sensibilidade de 30,1% e especificidade de 84,4% (KHARBANDA et al., 2005), mas não se sabe se este sinal pesquisado foi o sinal original, tal como descrito por Rovsing, e talvez deva ser melhor considerado como um sinal Rovsing-like, ou seja, um sinal de Rovsing modificado.

Referência
KHARBANDA AB, TAYLOR GA, FISHMAN SJ, BACHUR RG. A clinical decision rule to identify children at low risk for appendicitis. Pediatrics 116(3):709-16, 2005.

Imagens:
Fotos da Disciplina de Semiologia Médica da UFPB.
Última foto: Extraída de DAVEY, W. W. Rovsing's Sign. Br Med J.  2(4983): 28–30, 1956.