6 de maio de 2013

Contra a Importação de Médicos Cubanos

O governo brasileiro está negociando a importação de seis mil médicos cubanos para trabalhar no interior do Brasil, segundo anúncio feito hoje pelo senhor Ministro das Relações Exteriores do país. 
Somos contra este projeto inconsequente do governo federal para resolver o problema da falta de médicos nas regiões mais pobres do Brasil. Será criado um problema muito maior que o que está aí, decorrente do mínimo investimento do Estado na saúde dos brasileiros carentes. Estes brasileiros serão "reféns" de muitos médicos despreparados, considerando a qualidade duvidosa de sua formação (sem avaliação no nosso país) pois serão "importados" sem revalidação do diploma em Medicina obtido em Cuba. Atualmente a validação deve ser feita pelo Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos, o REVALIDA, mas o governo petista pretende flexibilizar a revalidação ou, para maior exatidão do termo, aboli-la mesmo, para que estes médicos cubanos sejam inseridos sem problemas no nosso sistema de saúde. 
O governo brasileiro parece querer agradar à ditadura decadente de Cuba às custas dos riscos impostos à população brasileira mais desvalida. Esta população ficará mais desvalida ainda sem o REVALIDA, e sujeita às mais sérias iatrogenias.
Assinemos a petição pública dos médicos brasileiros contra esta irresponsabilidade do governo federal. Link abaixo.
As entidades representativas dos médicos do Brasil precisam tomar uma medida efetiva contra esta tentativa considerada demagógica e eleitoreira pelo próprio Conselho Federal de Medicina.