14 de maio de 2014

Lançamento da Revista Medicina & Pesquisa / CCM / UFPB - Entrevista

Entrevista da Profa. Rilva Sousa Muñoz a Gabriela Neves, do Curso de Comunicação Social da UFPB

Quando surgiu a ideia de criar uma revista de medicina na UFPB? (quais professores e/ou alunos envolvidos no desenvolvimento da revista?)
A ideia de criar esta revista científica no Centro de Ciências Médicas (CCM) parece existir desde que este centro foi criado em 2007, e já vinha sendo discutida pela gestão passada, mas não chegou a ser materializada antes. Quando o Prof. Eduardo Sérgio Soares Sousa assumiu recentemente a diretoria do centro, em outubro de 2013, elegeu como uma de suas importantes metas o incentivo à pesquisa científica no CCM, e a concretização do lançamento da Revista Medicina & Pesquisa (RM&P) é uma das medidas assumidas para alcançar esta finalidade.
O Comitê de Política Editorial da revista está composto por 17 professores doutores do CCM, enquanto o Conselho Científico externo está formado por 14 professores de universidades brasileiras de vários estados. Os editores da RM&P são os professores Cláudio Sérgio Medeiros Paiva e Eduardo Sérgio Soares Sousa. O trabalho é gerenciado pelo CCM, através de sua Assessoria de Publicações, sob nosso encargo neste momento. Temos a fundamental contribuição de funcionários do centro, Clóvis Luiz de Amorim Filho (Técnico de Tecnologia de Informação) e Alexandro Carlos de Borges Souza (Editor de Publicações). Tivemos também o apoio indispensável do Prof. Guilherme Ataíde Dias, ex-coordenador do Portal de Periódicos Científicos Eletrônicos da UFPB.

Qual é o objetivo de vocês? Qual o foco da revista?
A RM&P tem o objetivo de divulgar os melhores trabalhos de conclusão dos cursos de graduação em Medicina e de outros cursos da grande área da Saúde, tanto da UFPB quanto de outras universidades, assim como de publicar  trabalhos de iniciação científica. Portanto, trata-se de uma revista voltada à publicação de trabalhos de pesquisa científica de alunos da graduação, com seu professor orientador e outros alunos e professores colaboradores do trabalho. Seu público-alvo é constituído por estudantes de graduação e pós-graduação em Medicina, médicos residentes e docentes do sistema médico-universitário.

Qual a importância da revista para a universidade, CCM, estudantes, professores e claro, para a medicina?
O lançamento de uma revista científica é sempre um acontecimento esperado com entusiasmo pela comunidade acadêmica, ainda que seus primeiros anos tendam a ser mais difíceis, até que se obtenha um alicerce consistente e a indexação esperada. A RM&P, em particular, dá um grande passo para a valorização dos trabalhos dos discentes.Este lançamento marca um momento expressivo para o desenvolvimento da pesquisa científica no CCM, além de representar uma das poucas revistas nacionais voltadas para a publicação de trabalhos de estudantes de graduação na área da Saúde. Nesse sentido, o Comitê Editorial da Revista está consciente de que a atividade de pesquisa na graduação é uma estratégia pedagógica de considerável valor educativo. É necessário estimular a produção científica e despertar a vocação para o campo da pesquisa  ainda na universidade, na graduação, onde o estudante está em formação, sendo esta uma medida estratégica extraordinária para seu desenvolvimento acadêmico. A pesquisa prepara melhor o estudante de graduação para o exercício futuro da profissão, à luz da pedagogia construtivista do “aprender a aprender”, e não há outra maneira de adquirir habilidades em pesquisa que não seja praticando e publicando seus trabalhos após a avaliação editorial. Esta é uma das funções da universidade, ao possibilitar uma postura crítica dos alunos em relação ao conhecimento, tornando-os mais capacitados a responder aos desafios da atualidade.

Quais os requisitos para se publicar na revista?
O requisito primário é de que se trate de um trabalho de pesquisa realizado por estudantes de graduação da área da saúde, sob orientação de um professor. Podem ser trabalhos de conclusão de curso e pesquisas de Iniciação Científica, vinculados ou não ao Programa PIBIC/PIVIC. Além disso, os manuscritos submetidos devem se enquadrar em uma das categorias de trabalhos da revista (artigo original, relato de casos e revisão sistemática) e seguir as normas de publicação e a política editorial do periódico. Este terá uma versão eletrônica, hospedada no Portal de Periódicos Científicos Eletrônicos da UFPB, e também uma versão impressa. Estão publicadas, na página da revista neste Portal, a política editorial, as normas de publicação, regras e procedimentos, assim como as diretrizes de avaliação dos manuscritos pela revista. A submissão dos artigos deverá ser feita eletronicamente na página http://www.ccm.ufpb.br/rmp/, e o processo poderá ser acompanhado no próprio site pelo autor cadastrado no sistema.

Quando sairá a primeira edição? (e qual será o intervalo entre cada publicação?)
A revista terá seu primeiro número publicado possivelmente entre os meses de maio e junho deste ano de 2014, após ter encerrado sua primeira chamada para submissões no último dia 28 de fevereiro. Posteriormente, a RM&P aceitará artigos para as suas próximas edições, que terão periodicidade semestral. Assim, convidamos todos os alunos pesquisadores interessados e com trabalhos na área para enviar artigos para publicação nas próximas chamadas.

Quais são as suas considerações finais?
Todos nós sabemos que o trabalho científico não se conclui até que seus resultados sejam publicados e compartilhados com a comunidade científica. Neste sentido, a singularidade deste novo periódico consiste no apoio e incentivo ao estudante de graduação da área da saúde para que publique seus trabalhos de pesquisa e desenvolva o que aprendeu ao longo do curso sobre a redação científica e os princípios da metodologia científica.
Por outro lado, o lançamento desta revista representa também um passo fundamental para o incremento da atividade de pesquisa no CCM, onde estão sendo desenvolvidos esforços consistentes rumo à aquisição de uma pós-graduação stricto sensu. A iniciativa de lançamento da RM&P, voltada para a graduação, será seguida pela criação da “Revista Pesquisas em Ciências Médicas”, que se voltará para a pós-graduação, e prevista para ser lançada no início de 2015. Desse modo, o CCM busca entrar na esfera do compromisso da UFPB com o desenvolvimento da pesquisa, da capacidade de produção e da articulação de conhecimentos.