21 de maio de 2014

Projeto de Pesquisa sobre Itinerários Terapêuticos no GESME

Hoje na reunião semanal do GESME, nossos alunos Daniel Idelfonso Dantas e Ana Elisa Fernandes apresentaram de forma excelente o projeto de pesquisa intitulado “Itinerários terapêuticos da Pessoa com síndrome de fibromialgia no sistema de saúde de João Pessoa, Paraíba”, com foco na narrativa dos pacientes através de metodologia qualitativa. 
Mostraram que é fundamental reconhecer a centralidade das narrativas dos doentes com problemas crônicos que cursam com dor de evolução prolongada e considerada como “síndrome funcional”. Como eles percorrem o caminho desde o aparecimento dos sintomas até a chegada a um serviço de saúde onde conseguem ter suas demandas atendidas (ou não)? É neste contexto que o conceito de “itinerário terapêutico” é aplicado. 
Eles comentaram a definição de "itinerário terapêutico", indicando que as estratégias de enfrentamento da enfermidade elaboradas pelas pessoas nem sempre seguem uma sequência similar de ações, pois existem diversos modos de interpretar a doença. Isso ocorre porque as escolhas dos pacientes e sua adesão a determinadas formas de tratamento estão diretamente relacionadas ao contexto sociocultural no qual estão inseridos. 
Originária dos campos da antropologia médica, a coleta de narrativas sobre o processo saúde-doença tem sido objeto de estudos contemporâneos do campo da saúde e mostram que as relações sociais definem a forma como a doença é compreendida e vivida pelas pessoas. Informa também sobre como os tratamentos propostos são experimentados, aceitos ou abandonados, revelando a importância da mudança do olhar dos profissionais sobre a participação dos usuários no processo de produção do cuidado.
O objetivo deste estudo será descrever os itinerários terapêuticos construídos por pessoas com diagnóstico de fibromialgia e compreender a sua experiência da enfermidade ao percorrer o sistema de cuidado à saúde de João Pessoa, Paraíba, até chegar a um centro de reabilitação.
Compareceram à reunião 26 membros discentes do GESME e quatro docentes.