4 de junho de 2014

Projeto do GESME sobre a Síndrome do Pôr do Sol em Idosos Hospitalizados

 
Hoje no Grupo de Estudos em Semiologia Médica (GESME), Marcello Weynes, aluno do sétimo período do curso de graduação em medicina da UFPB, apresentou o Plano de Trabalho "Avaliação Psicométrica de Confusão Mental e Sintomatologia Depressivo-Ansiosa em Idosos Hospitalizados", do Projeto de Pesquisa "Síndrome do Pôr do Sol e Sintomatologia Depressivo-Ansiosa em Idosos Hospitalizados", submetido à seleção do Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica.
Marcello fundamentou o projeto de pesquisa mostrando que no contexto de enfermarias de hospitais universitários podem ser encontrados pacientes idosos com comprometimento cognitivo que passam despercebidos à atenção clínica. Este déficit pode ser tanto agudo, como no delirium,  pela falta de estimulação luminosa ou pelo uso de medicamentos, ou crônico, como na depressão ou na demência. Além disso, pacientes que possuem quadros crônicos podem ter agudizações que afetam ainda mais o seu desempenho cognitivo.
A síndrome do pôr do sol apresenta-se tanto sob a forma de súbito agravamento de sintomas comportamentais e confusão mental aguda associados ao início de quadros de demência no período da tarde e à noite, quanto também em idosos sem este tipo de comprometimento, mas com déficits sensoriais. Trata-se de um dos transtornos cognitivos mais importantes do idoso, por sua implicação prognóstica, podendo ser a primeira manifestação de deterioração cognitiva e associar-se a maior morbimortalidade e sintomatologia depressivo-ansiosa.
Após a fundamentação teórica, apresentou como objetivos da sua investigação, verificar a prevalência da síndrome do pôr do sol em idosos internados em enfermarias de um hospital universitário e avaliar sua relação com sintomatologia depressivo-ansiosa, uso de medicamentos, curva térmica, déficit cognitivo crônico e sensorial.
Estavam presentes 25 integrantes discentes do GESME e três docentes, contando ainda com a valiosa presença do Prof. Américo Augusto Nogueira Vieira, da UFPR, com doutorado na área de Lógica e Teoria do Conhecimento.