4 de agosto de 2016

História da Medicina no Século XIX: Questões Propostas

Claude Bernard (1813-1878) rodeado por seus alunos durante uma de suas muitas experiências científicas no século XIX  

1-  A prática da sangria terapêutica começou na Antiguidade, mas continuou por toda a Europa durante a Idade Média e o Renascimento. Depois do século XVIII, esta terapêutica teve seu emprego reduzido de maneira drástica. Comente esta evolução histórica deste procedimento, hoje denominado flebotomia.

2- Explique a visão médica desenvolvida no século XIX com base na seguinte assertiva: “Grandes inovações da Medicine no século XIX foram a nosologia, a patologia localizada, o exame físico e a análise estatística”.
(Jewson ND. The disappearance of the sick-man from medical cosmology, 1770–1870. International Journal of Epidemiology 2009;38:622–633).

3- No século XIX, ocorreu a introdução à Patologia Moderna, em um período marcado pelo início da utilização da ferramenta mais representativa do patologista - o microscópio. Como se deu a origem e evolução desta ferramenta?

4- O desenvolvimento da utilização de materiais biológicos humanos para a investigação científica foi um processo lento. O estudo sistemático de órgãos e tecidos humanos começou realmente no século XIX. Explique.

5-  Como se deu o fato de que as necropsias se tornaram a “ciência de ponta” no século XIX?

6- “Viena é a meca da Medicina”. Esta declaração foi feita por Rudolph Virchow em 1855. Explane por que se deu a mudança do centro científico da Medicina de Paris para a Europa germânica durante o século IX.

7-  Claude Bernard foi um vigoroso paladino na necessidade da abordagem experimental rigorosa. Ele afirmou:  “[...] o laboratório é o templo da ciência da medicina”. Naquela época, que tipo de avanço científico e que tipo de reducionismo epistemológico passou a ocorrer em decorrência deste pensamento?

8- Por que um novo conceito de “clínica” levou a uma nova maneira de olhar para a doença no século XIX?

9- No prefácio de seu livro “O Nascimento da Clínica”, Foucault afirma que “A medicina moderna fixou sua própria data de nascimento em torno dos últimos anos do século XVIII” (Foucault M. O Nascimento da Clínica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1963, X). Comente.

10- Na prática médica, avaliam-se os sintomas/sinais e se conhecem os antecedentes da doença antes de se alcançar o diagnóstico. Situe este preceito entre os médicos franceses do século XIX (“Escola Francesa”).

11- Atualmente não se pode indicar um prognóstico sem antes obter um diagnóstico. Isso ocorria na medicina Hipocrática? Estabeleça um paralelo nesse sentido em relação ao método clínico renovado no século XIX.

12-  O exame médico hipocrático consistia em ouvir as queixas do doente, observar a temperatura através da imposição das mãos, ver o estado geral com atenção, palpar partes do corpo a palpar o pulso. Como passou a ser o método clínico após o chamado “nascimento da clínica” moderna?

13-   Leia o seguinte texto:
Em contraste com a Medicina da Alemanha no século XIX, a Medicina nos Estados Unidos ainda não tinha experimentado tal progresso. Na verdade, a educação médica nos EUA nesta época foi medíocre e incompleta. Muitos jovens norte-americanos foram estudar medicina em universidades alemãs. Entre eles, o canadense William Osler, graduado em 1872 em Montreal, que foi estudar nas melhores escolas médicas do seu tempo, aprendendo com Rudolf Virchow e Ludwig Traube. Quando voltou aos EUA, Osler declarou que sua intenção era construir uma escola de clínica médica de acordo com a tradição germânica, com o estudo detalhado de Anatomia Patológica e necropsias, além de laboratórios de análises clínicas ao lado das enfermarias. Mas a genialidade de Osler como um professor de clínica médica, foi principalmente salientar a importância da história e da observação do paciente, além de um humanismo apurado, com base em sua vasta cultura e conhecimento dos clássicos, o que ficou conhecido como “tradição osleriana”. Como figura inspiradora até os dias de hoje, William Osler ainda é rememorado não somente pelo seu exemplo de vida, mas pelas centenas de pensamentos que transmitiu durante a sua vida como professor, educador e humanista. Por isso, passou a ser chamado de "pai da medicina moderna". Talvez a maior contribuição de Osler à medicina foi insistir que os estudantes devem aprender com os pacientes. Uma de suas citações, em 1904, é: "escute o paciente e ele lhe dirá o diagnóstico".
--- Trace um paralelo entre esta “tradição osleriana” e a tradição médica germânica do século IX.

14-   A ausculta torácica é uma técnica diagnóstica muito antiga. Hipócrates já a recomendava. Em 1816, esta ausculta mudou radicalmente e se deu por acaso. Descreva esta invenção, que é considerada por muitos uma serendipidade.

15-   Como se deu historicamente o invento de aparelhos de exame médico como o termômetro, o esfigmomanômetro, o oftalmoscópio, o otoscópio e o martelo para exame de reflexos profundos?

16-  Que avanço científico importante do século XVIII foi o precedente histórico decisivo para as tentativas de medição da pressão arterial?

17-Descubra duas contribuições do médico francês Auguste Chomel historicamente atribuídas a outros médicos.

18-  O que são “epônimos” em Medicina?

19-  Como ocorreu a origem do laboratório clínico?

20- Elabore uma reflexão histórica a respeito da Medicina no século XIX,  considerando o desenvolvimento da medicina clínica (medicina interna).