24 de abril de 2008

Ensino de semiologia respiratória através de estratégia de problematização


Este trabalho recebeu o "Prêmio 
Iniciação à Docência" no X ENID (Encontro de Iniciação à Docência) realizado pela UFPB em abril de 2008.

Daniel Macedo Severo de Lucena(1), Daniel Espíndola Ronconi(1), Camila de Oliveira Ramalho(1), George Caldas Dantas(1), Mariana Honório de Azevedo (1), Adenylza Flávia Alves de Paiva (1), Luana Dias Santiago (1), Bruna Nadiely Victor da Silva (1), Pâmela Valyssa Pacheco (1), Rilva Lopes de Sousa Muñoz (2), Isabel Barroso Augusto Silva (3), José Luis Simões Maroja(3)

(1) Monitores da Disciplina de Semiologia Médica, (2)Orientador/Coordenador, (3)Prof. Colaborador
Centro de Ciências Médicas / Departamento de Medicina Interna


INTRODUÇÃO
No atual processo de implantação do Projeto Pedagógico do Curso de Medicina da Univesidade Federal da Paraíba (UFPB), é necessário buscar estratégias pedagógicas inovadoras que favoreçam a auto-aprendizagem, motivando os estudantes na busca ativa do conhecimento. Com o presente projeto didático-pedagógico, desenvolvido por professores e monitores de Semiologia Médica, busca-se aperfeiçoar o material instrucional da disciplina com fundamentação na metodologia de problematização aplicada ao módulo didático de Semiologia Respiratória.
Com este projeto, pretende-se contribuir para o desenvolvimento de novas estratégias na disciplina de Semiologia Médica, capacitando os monitores para a tomada de decisões nas suas atividades de orientação dos alunos da disciplina e facilitando a aquisição de competências técnicas específicas no campo da semiologia respiratória.
METODOLOGIA
Por meio da observação clínica de três pacientes internados em enfermarias de clínica médica e pesquisa bibliográfica, os monitores, sob orientação dos professores de Semiologia Médica, elaboraram esquemas didáticos para auxiliar no estudo das principais síndromes clínicas respiratórias. Elaborou-se esquema didático para estudo de três casos clínicos, escolhendo-se pacientes com síndromes respiratórias de consolidação, atelectasia e derrame pleural para realização das atividades. Preparou-se um roteiro que auxiliará nas aulas práticas do módulo respiratório da disciplina. São apresentadas explicações, fotos e ilustrações didáticas relacionadas ao exame clínico pulmonar do paciente. Empregou-se o "Método do Arco" proposto por Charles Maguerez (DIAZ-BORDENAVE; PEREIRA, 1991) para nortear a escolha e a aplicação das atividades de ensino-aprendizagem de semiologia respiratória.
RESULTADOS
De acordo com orientação problematizadora, desenvolveram-se as atividades iniciais com a identificação da estrutura dos problemas dos pacientes avaliados, portadores de síndromes de consolidação pulmonar, atelectasia e derrame pleural. Através das duas primeiras fases, "observação da realidade" e "pontos-chave", foram catalogados os sintomas e sinais encontrados, identificando-se mecanismos de produção e os agrupamentos de sinais clínicos. Na fase de "teorização", os pontos-chave foram discutidos à luz da teoria semiológica. Nessa etapa, a coleta de dados e as hipóteses diagnósticas foram as fases mais discutidas. Na fase de "hipóteses de solução", foram elaboradas propostas de reformulação da prática de aulas de semiologia respiratória, a partir da análise de síndromes pleuro-pulmonares.
De acordo com orientação problematizadora adotada, desenvolveram-se as seguintes etapas:
1- Apresentação oral da anamnese e do exame físico (etapa 1 do Método do Arco).
2- Discussão da anamnese e exame físico (esclarecimento de dúvidas, solicitação/fornecimento de dados adicionais identificados pelo grupo, análise da qualidade da anamnese e exame físico pelos colegas, monitor e professor) (ainda na etapa 1 do Método do Arco).
3- Elaboração do problema, identificando os dados relevantes, catalogando-se os sintomas e sinais encontrados, identificando-se mecanismos de produção e os agrupamentos de sinais clínicos (etapa 2 do Método do Arco);
4- Integração dos dados de anamnese e exame físico aos experiências e conhecimentos prévios;
5- Identificação das lacunas de conhecimento e dificuldades de habilidades dos alunos, elaborando-se uma lista de pontos para a busca de informações;
6- Busca de informações e capacitação de habilidades (pesquisa individual: biblioteca, Internet) (etapa 4).
7- Desenvolvimento do raciocínio clínico, discutindo-se as possibilidades de diagnósticos sindrômico e etiológico (etapa 5);
8- Rediscussão do caso considerando os dados obtidos na busca, discutindo-se os pontos-chave à luz da teoria semiológica (Etapa 6).
É necessário estimular a interpretação dos sinais e sintomas apresentados pelo paciente inicialmente em termos de diagnóstico sindrômico. Este propicia condições de resolver mais de 80% dos problemas de saúde. Desta forma, é importante que o aluno de Semiologia desenvolva o raciocínio clínico a partir desta base, aprendendo a elaborar o diagnóstico sindrômico.
Não se observaram lacunas relevantes nas anamneses realizadas pelos alunos, porém a coleta de dados foi mais demorada que o esperado, o que pode sugerir uma carência na habilidade psico-motora, exigindo maior treinamento prático.
Foram elaboradas propostas de reformulação da prática didática de semiologia, que poderiam ser baseadas na análise de síndromes clínicas através de método problematizador.
CONCLUSÕES
Com esse trabalho, tanto os monitores participantes do projeto, como os estudantes da disciplina, serão provavelmente beneficiados, pela ampliação da fonte de recursos didáticos e pela utilização de material de fácil compreensão. Face aos aspectos pedagógicos detectados, propõe-se a utilização do Método de Problematização de Maguerez como estratégia pedagógica para possibilitar transformações na aprendizagem de Semiologia Médica, sobretudo no raciocínio clínico.
REFERÊNCIA
DIAZ-BORDENAVE, J.; PEREIRA, A. M. Estratégia de ensino-aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 1991.
Palavras-chave: Observação Clínica, Materiais de Ensino, Educação de Graduação em Medicina.