9 de dezembro de 2008

Projeto Continuum

Reconhecendo a existência de uma fragmentação do modelo assistencial pós-hospitalização dos pacientes que recebem alta das enfermarias de Clínica Médica do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), o Projeto de Extensão Continuum (PROBEX/CCM/UFPB) visa ao acompanhamento do paciente portador de doença crônica que recebe alta deste serviço.
O paciente portador de doença crônica geralmente é hospitalizado pela necessidade de tratamento de uma agudização clínica. Entretanto, apesar de constituir fator de extrema importância, após a alta hospitalar, a continuidade dos cuidados clínicos é um geralmente negligenciada. Atualmente, podem ser observados muitos pacientes com doenças crônicas permanecerem internados por longos períodos e, ao receberem alta hospitalar, muitas vezes ficam sem uma seqüência horizontal de assistência, como já observado no HULW, sobretudo nas enfermarias de clínica médica (SOUSA-MUÑOZ et al., 2002).
Define-se a “Continuidade de Cuidados” como a seqüencialidade, no tempo e no sistema de saúde, das intervenções integradas de saúde (TRAVASSOS; MARTINS, 2004). Portanto, são os cuidados prestados ao paciente continuamente desde seu contato inicial com o serviço de saúde, acompanhando-se o paciente durante todos os episódios de assistência médica. Essa continuidade dos cuidados clínicos já é considerada atributo essencial de bom funcionamento do sistema provedor de saúde (DE MARCO, 2005).
Com este entendimento, consideram-se de grande importância as ações que visem a aumentar e melhorar a integração da atenção hospitalar durante a internação com o seguimento ambulatorial do paciente portador de doença crônica. Esta ação assistencial de horizontalidade do cuidado apresenta inúmeros desafios, e é necessária a participação ativa do paciente.
Nesse contexto, o presente projeto enfoca a continuidade do cuidado, no sentido de reduzir o alto índice de nova hospitalização de portadores de doenças crônicas, como hipertensão arterial, diabetes mellitus, nefropatias e doença hepática crônica, enfermidades que apresentam elevada prevalência entre os pacientes internados nas enfermarias de clínica médica do HULW, constituindo uma intervenção que pode melhorar sua evolução, reduzindo, assim, a morbimortalidade dessa clientela.
Com base nesses fundamentos, o Projeto Continuum tem o objetivo de desenvolver ações assistenciais e métodos de trabalho que permitam acompanhar o paciente portador de doença crônica egresso de uma internação, priorizando a adequação de seu controle clínico através da continuidade do cuidado ambulatorial e de processos de educação popular em saúde.
Referências
DE MARCO, M. A. Abordagem integral e integrada. In: PRADO, F. C., RAMOS, J. A.; DO VALLE, J. R. Atualização Terapêutica. São Paulo: Artes Médicas, 2005. SOUSA-MUÑOZ, R. L.; MOREIRA, I. F.; MOURA, A. C. L. Relação entre sintomatologia depressiva e mortalidade hospitalar em idosos internados em enfermarias de clínica médica. In: V Encontro Paraibano de Psicólogos da área Hospitalar, 2002, João Pessoa, 2002. TRAVASSOS, C.; MARTINS, M. Uma revisão sobre os conceitos de acesso e utilização de serviços de saúde. Cad. Saúde Pública, 2004 . Disponível em: Acesso em: 09 dez 2008. Sobre o Projeto Continuum, um de nossos alunos extensionistas escreveu o texto abaixo, ao despedir-se, hoje, do trabalho.

O Projeto de Extensão Continuum tem por objetivo o acompanhamento de pacientes com doenças crônicas os quais não receberiam o atendimento necessário na pós-internação. Através desse projeto tais pessoas seriam, além de medicadas, educadas para um melhor controle de suas enfermidades, buscando, dessa forma, diminuir o número de internações, descompensações e mesmo de comorbidades advindas da própria doença de base. Tal ação reveste-se de grande importância, tendo em vista, dentre outros pontos, o fato de que muitos pacientes com doenças crônicas após a internação hospitalar são liberados às suas casas sem que haja agendamentos ou encaminhamentos a algum profissional qualificado para o seu acompanhamento, e mesmo até, em muitos casos, sem o adequado conhecimento sobre a afecção que os atinge. Dessa forma, esses pacientes estão fadados a reinterções por piora progressiva do seu quadro, ou mesmo por descompensações agudas.

O Projeto Continuum surge tendo por base o trabalho em duas esferas. Em um primeiro momento, na esfera do conhecimento. O paciente, durante o acompanhamento realizado, recebe informações sobre sua doença e como proceder no seu processo de auto-cuidado, além de receber apoio dos médicos e estudantes, de maneira tal que o paciente não se sinta só, animando-o para que o mesmo cumpra o que foi prescrito e recomendado.

Em uma segunda esfera de trabalho, busca-se o tratamento clínico. Esses pacientes necessitam de um acompanhamento por toda a vida, sendo de suma importância o seguimento da terapêutica adequada, com as devidas especificações de acordo com as necessidades individuais relativo ao momento que se passa. Assim, a consulta mensal, traz a esses pacientes um modelo mais estrito, onde ele acaba, ou devido ao receio de rever o médico em pouco tempo, ou mesmo pela sua animação por encontrar uma boa recepção quanto à doença que o acomete, seguindo o que a ele foi repassado. Dessa forma, obtém-se o controle da doença crônica, de maneira a tentar conter a progressão das comorbidades, bem como as descompensações.

O Projeto Continuum, no momento que concilia educação em saúde com o atendimento clínico, busca, através da explicação e do acompanhamento, evitar que muitos pacientes apresentem episódios agudos relativos à sua doença crônica, bem como que reduza-se o suegimento de complicações pela progressão da própria doença. Dessa forma, o Hospital Universitário, o qual apresenta uma grande procura por pacientes de todo estado, apresenta um bom desafogamento quanto ao número de leitos para esses pacientes que agora acompanhados, raramente necessitam de uma nova internação, as quais ocorreriam fatalmente em menor espaço de tempo.