10 de agosto de 2009

Relatório do V Seminário de MCO2 em 2009.1


O seminário de hoje em MCO2 teve como objeto de estudo um artigo de meta-análise (a referência do trabalho encontra-se na primeira postagem de ontem, 09.08.09).

Este é um tipo de estudo que visa a extrair informação adicional de dados pré-existentes através da união de resultados de diversos trabalhos e pela aplicação de uma ou mais técnicas estatísticas. É um método quantitativo que permite combinar os resultados de estudos realizados de forma independente (geralmente extraídos de trabalhos publicados) e sintetizar as suas conclusões ou mesmo extrair uma nova conclusão.



Portanto, trata-se de um tipo de análise de dados em que os resultados de vários estudos - sem que necessariamente algum deles tenha encontrado algo de significância estatística - são agrupados e analisados como se fossem o resultado de um único grande estudo.


Dessa maneira, o seminário de hoje não foi fácil, por isso mesmo foi programado para ser o último da série de seminários do módulo (embora não tenha sido o último, por razões circunstanciais).


Abaixo estão os vários pontos discutidos pelos alunos no seminário e resumidos pela monitora do módulo Tâmata Tarcila. Serão mencionados apenas os aspectos considerados negativos na análise coletiva do estudo sob apreciação.


(1) Título
- Houve sugestão para um título menos extenso, sem o artigo definido no seu início e mais completo em relação aos pacientes incluídos, considerando o tipo de fratura: “Efeito de corticosteróide na prevenção de embolia gordurosa após fratura de ossos longos e da pelve: revisão sistemática com meta-análise”.

(2) Resumo
- Não há uma equivalência de todos descritores na tradução do Português para o Inglês: "adrenal cortex hormones” e "corticosteróides"; "embolia gordurosa" e "embolism, fat" [com vírgula]; "metanálise" e "meta-analysis".
(3) Métodos- Não foi apresentada na discussão a explicação da escolha de diferentes palavras-chaves (unitermos) para as diferentes bases de dados.
- Não foi mencionada a necessária avaliação de três autores independentemente, que deveriam avaliar o estudo da qualidade dos artigos para extrair os dados relevantes e realizar um confronto entre as avaliações.
- Na avaliação de alocação sigilosa, feita de acordo com o Manual da Colaboração Cochrane, percebe-se que o primeiro critério de inclusão na revisão sistemática não foi atendido (como observado a seguir, em resultados).
(4) Resultados
- Dois estudos usaram alocação sigilosa inadequada. Dessa forma percebe-se que não se obedeceu estritamente ao primeiro critério de inclusão, de que seriam incluídos ensaios clínicos randomizados. Obviamente, os autores não mencionam o cegamento, mas a alocação sigilosa deveria prevenir (evitar) o conhecimento antecipado da alocação de grupos.
- Nos estudos incluídos não se analisaram apenas pacientes com fratura de ossos longos (diafisária ou não), mas também fraturas de pelve.
- Foi utilizada uma medida de tendência central inadequada para o nível de mensuração dos dados, o que pode ser verificado no seguinte trecho: "No estudo de Schonfeld et al. "fratura diafisária do fêmur recebeu pontuação 4 ao passo que outros tipos de fratura receberam pontuação 2 (colo do fêmur, pélvis ou tíbia) ou 1 (fíbula); a pontuação média do grupo do corticosteróide foi 4,19 e do grupo placebo 4,49”; como a variável considerada é de nível de mensuração ordinal, deveria ter sido usada a mediana e não a média.
- Há erro nos valores referentes ao número total de pacientes na tabela 1: a população total aparece com 410 pacientes nos seis estudos incluídos e afirma-se que a população total é composta de 389 pacientes. No entanto, apenas 360 foram incluídos na meta-análise pois 21 foram excluídos porque receberam glicose hipertônica.
-As figuras 1 e 2 estão com erros no eixo das abscissas, que possuem os seguintes intervalos: 1 – 1 – 10, mas o correto deveria ser: 0,1 – 1 – 10.
- O título da tabela 1 está incompleto; a tabela deveria ser auto-explicativa e o título "características dos estudos" é insuficiente. Deveria ser: "características dos seis estudos incluídos na revisão sistemática e meta-análise sobre o efeito de corticosteróide na prevenção de embolia gordurosa após fratura de ossos longos e pelve entre 1966 e 2005".
(5) Discussão
- Dever-se-ia ter sugerido convenientemente ao final do artigo a realização de estudos para esclarecer desfechos clínicos de pacientes com síndrome da embolia gordurosa, avaliando evolução para uso de ventilação mecânica e mortalidade, assim como pesquisas sobre a melhor dose para prevenir essa complicação.
- Não foi discutido o uso de diferentes palavras-chaves para a busca nos diferentes bancos de dados eletrônicos, deixando-se ao leitor a tarefa de concluir pela explicação da diferente extensão dos bancos pesquisados.


Crédito da ilustração da presente postagem: a figura que ilustra esta postagem foi retirada da seguinte página-web sites.google.com/site/bipolardatabase/