28 de agosto de 2009

Síndrome de Burnout

Por Raissa Dantas de Sá
Estudante de Graduação em Medicina (IX Período), Extensionista do Projeto Continuum (PROBEX/UFPB)

O impacto do estresse sobre vários profissionais que têm condições de trabalho específicas, com grau elevado de relação com o público, tem sido estudado em outros países sob a denominação de Síndrome de Burned Out, ou Burnout. Alternativamente, emprega-se no Brasil a expressão "Síndrome do Esgotamento Profissional".
O termo burnout (do inglês "combustão completa") descreve principalmente a sensação de exaustão da pessoa acometida. Burnout seria, portanto, uma síndrome de exaustão emocional e de atitudes negativas dos profissionais em relação aos sentimentos dos indivíduos para os quais dirigem o seu trabalho, visto que os seus recursos emocionais estão esgotados.
Trata-se de um distúrbio psíquico de caráter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso, intimamente ligado à vida profissional. Os profissionais mais atingidos são aqueles que atuam no atendimento, cuidado e assistência a outras pessoas. Dentre eles destacam-se os que trabalham com segurança, os controladores de vôo, professores, jornalistas, médicos e enfermeiros. Essa síndrome é desencadeada por diversos fatores: estresse no trabalho, pressões diárias, acúmulo de serviços, longas jornadas de trabalho, falta de reconhecimento profissional, alta exposição dos profissionais aos mais diversos riscos, contato constante com o sofrimento, com a dor e até mesmo a morte, convivência com pessoas muito diferentes, difíceis decisões a serem tomadas, entre outros. Este cenário competitivo e até "selvagem" da vida moderna, cujo excesso de trabalho e estresse prolongado são considerados cotidianos, contribuiu para o surgimento da Síndrome de Burnout. Burnout é um "estado de estresse cronificado", constituído por três dimensões: Exaustão Emocional, Despersonalização e Baixa Realização Profissional (MASLACH; LEITER, 1999).
A "Exaustão Emocional" caracteriza-se pela falta de energia, entusiasmo e por sentimento de esgotamento. "Os trabalhadores acreditam que já não têm condições de despender mais energia para o atendimento de seu cliente ou demais pessoas como faziam antes."
A "Despersonalização" faz com que o profissional passe a tratar os clientes, colegas e a organização como objetos, de maneira a desenvolver um quadro de "insensibilidade emocional".

Já a "Baixa Realização Profissional" revela-se por uma tendência do trabalhador em se auto-avaliar de forma negativa. As pessoas sentem-se infelizes com elas próprias e insatisfeitas com seu desempenho profissional. São comuns o sentimento de vazio, fracasso, impotência e baixa autoestima.
Segundo Ballone (2005), além da tríade citada acima, o portador de Burnout também poderá apresentar: 1. Sintomas físicos de estresse, tais como cansaço e mal estar geral. 2. Manifestações físicas: transtornos Psicossomáticos (fadiga crônica, cefaléia, insônia, úlcera péptica, hipertensão arterial, taquiarritmias, perda de peso, mialgias). 3. Manifestações comportamentais: probabilidade de condutas aditivas e/ou evitativas, consumo excessivo de café, álcool, fármacos e drogas ilícitas, absenteísmo, baixo rendimento pessoal, distanciamento afetivo dos clientes e companheiros, atitude "cínica", impaciência e irritabilidade, inquietude, desorientação, incapacidade de concentração, sentimentos depressivos, frequentes conflitos interpessoais no ambiente de trabalho e dentro da própria família. 

Referências 
ROSA, C.; CARLOTTO,M.S. Síndrome de Burnout e satisfação no trabalho em profissionais de uma instituição hospitalar. Revista Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar, 2005 
MASLACH, C.; LEITER, M.P. Trabalho: Fonte de prazer ou desgaste? Guia para vencer o estresse na empresa (M.S. Martins, Trad.). Campinas: Papirus,1999 
BALLONE, G. J. Síndrome de Burnout - PsiqWeb 2005, Disponível em: psiqweb.med.br, Acesso em: 27 ago 2009. 
SARRIERA, J. C. A Síndrome do Burnout : A Saúde em Docentes de Escolas Particulares; PUCRS,2000 KRAFT, U. Esgotamento Total. Revista Viver: Mente e Cérebro, edição 161, junho de 2006 Disponível em uol.com.br/vivermente/reportagens/esgotamento_total.html

Crédito da imagem: a foto desta postagem foi retirada de nursinglink.com/careers/articles/6239-battling-burnout-in-nursing