26 de outubro de 2009

O software estatístico SPSS: Statistical Package for Social Sciences

O Statistical Package for Social Sciences (SPSS) é uma ferramenta informática que permite realizar cálculos estatísticos complexos e visualizar, em poucos segundos, os resultados. Esta aplicação torna a análise estatística de dados acessível para o utilizador casual e conveniente para o utilizador mais experiente (PEREIRA, 2006). O SPSS é um software estatístico utilizado pelas mais diversas áreas científicas: Saúde, Ciências Sociais e Humanas, Educação, Tecnologias, Direito e Economia (BRYMAN; CRAMER, 1990) Contudo, é preciso saber que teste estatístico utilizar para responder às questões de pesquisa e também saber interpretar corretamente os resultados do cálculo estatístico efetuado. Portanto, é necessário possuir conhecimentos mínimos em ambiente Windows e conhecimentos básicos em estatística descritiva e inferencial.
A maior vantagem de se utilizar um programa como o SPSS consiste em poder analisar dados quantitativos de muitas formas diferentes e com grande rapidez, a partir do momento em que se adquire domínio sobre o programa.
No link abaixo (YouTube) mostra-se o passo-a-passo da criação de um banco de dados assim como algumas análises através do SPSS (em inglês).
http://www.youtube.com/watch?v=eTHvlEzS7qQ
Links onde ler sobre o uso do SPSS:

Referências
BRYMAN, A.; CRAMER., D. Análise de dados em Ciências Sociais: Introdução às Técnicas utilizando o SPSS. Oeiras: Celta, 1990. PEREIRA, A. Guia Prático de Utilização do SPSS: Análise de Dados Para Ciências Sociais e Psicologia. Lisboa: Sílabo, 2006.