27 de janeiro de 2010

Sobrevivência humana sob escombros

Terremoto no Haiti: Um homem de 35 anos foi encontrado vivo depois de 12 dias preso sob os escombros de uma loja em Porto Príncipe, capital do Haiti. Apresentava grave desidratação e uma fratura na perna. (FONTE: BBC Brasil)
Terremoto no Haiti: Uma mulher de 70 anos também foi retirada viva dos escombros de uma catedral oito dias após o terremoto.
(FONTE: BBC Brasil)
A sobrevivência humana sob escombros, sem água ou comida, depende de algumas variáveis que podem levar uma pessoa a viver mais ou menos tempo em situações extremas. Um adulto saudável, por exemplo, que não tenha se ferido durante o terremoto, pode ficar até uma semana sem beber água.
Em relação à comida, o tempo de sobrevivência depende do acesso à água. Caso tenha alguma bebida disponível, o organismo humano consegue ficar de 30 a 40 dias sem alimentação (PIANTADOSI, 2003). Ou seja, sem alimento, mas ingerindo água, uma pessoa é capaz de sobreviver até cerca de um mês, em uma situação menos grave. Porém, sob escombros, há grande probabilidade de ferimentos graves, que reduzem a sobrevivência.
Fatores que influenciam o tempo de sobrevivência sem água são o estado geral de saúde, o percentual de água corporal (dependente da idade), o percentual de gordura corporal (pessoas obesas têm menos água), temperatura ambiental (clima quente: menor tempo de sobrevivência). Entretanto, pessoas desnutridas, sem muita gordura corporal, por não possuírem reservas de gordura, também podem sobreviver menos nessas condições.
PIANTADOSI, C. A. The Biology od Human Survivor: Life and Death in Extreme Environments. New York: Oxford University Press, 2003.
As imagens acima são da BBC Brasil - http://www.bbc.co.uk/portuguese/index.shtml