24 de abril de 2010

Classificação de modelos de pesquisa

O modelo de uma pesquisa científica, também chamado de delineamento ou desenho da pesquisa, é como se fosse o esqueleto do estudo, a sua infraestrutura da validade interna. Existem conceitos classificatórios na literatura relativos aos desenhos ou modelos de estudo científico mais comumente utilizados em pesquisas na área clínica.

Trata-se do arcabouço ou guia utilizado para o planejamento, implementaçãoe análise do estudo. É um plano para responder à pergunta da pesquisa. Tipos diferentes de perguntas ou hipóteses demandam tipos diferentes de desenho de pesquisa. Portanto, é importante ter uma preparação e entendimento abrangente dos diferentes tipos de desenho de pesquisa disponíveis.

Sete alunos do módulo MCO2 (Pesquisa Aplicada à Medicina) no período corrente (2010.1) foram solicitados a classificar os modelos de pesquisas publicadas em 42 artigos científicos. Ao analisar os resultados, verificou-se que a classificação foi correta em 76,2% dos casos (Tabela 1, acima).

Os estudos classificados como corretos em maior frequência dos casos foram os casos-controle (n=4; 100%) e experimentais (n=3; 100%), seguidos pelos transversais e de coorte (Figura 1, acima). O único estudo qualitativo da amostra foi classificado erroneamente como revisão narrativa.