8 de novembro de 2010

Articulação de Assistência, Ensino e Pesquisa no Projeto Continuum de Extensão

Painel apresentado pelo extensionista Rodolfo Augusto Bacelar de Athayde no "XI Encontro de Extensão da UFPB"

ATIVIDADES DO PROJETO DE EXTENSÃO CONTINUUM/PROBEX/UFPB PARA DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS CLÍNICAS NA ASSISTÊNCIA AO PACIENTE COM DOENÇA CRÔNICA
Rodolfo Augusto Bacelar de Athayde (2), Antônio Edilton Rolim Filho (1), Samuel Gouveia da Costa Duarte (1), Raissa Dantas de Sá (2), Bruno Melo Fernandes (2), Natália de Andrade Costa(2), Rodolfo Charlâne Marinho Almeida(2), Isabel Barroso Augusto Silva (4), Ângela Siqueira de Figueiredo (4), Maria do Amparo Mota Ferreira (5), Rilva Lopes de Sousa-Muñoz (3).

Centro de Ciências Médicas/Departamento de Medicina Interna/PROBEX/UFPB

Introdução:
Em concordância com o novo Projeto Pedagógico do Curso de Medicina da UFPB, o trabalho relacionado ao ensino do projeto de extensão denominado Continuum buscou possibilitar ao aluno extensionista o desenvolvimento de competências clínicas práticas de assistência ao paciente com doença crônica, sobretudo hipertensão arterial, diabetes mellitus e doença renal crônica.
Objetivos: Descrever e avaliar as atividades didático-pedagógicas do projeto de extensão Continuum, cuja principal ação é a assistência ambulatorial contínua aos pacientes portadores de doenças crônicas.
Descrição Metodológica: Trata-se de um relato de experiência descritivo e reflexivo focalizando as atividades de ensino para estudantes de Medicina participantes do Projeto de extensão Continuum, assim como seu processo de auto-avaliação e avaliação do projeto. Ao final da vigência do trabalho em 2008, os estudantes preencheram um questionário de avaliação.
Resultados: As atividades de ensino consistiram em discussões de problemas clínicos trazidos pelos pacientes e revisões teóricas semanais sobre os temas vivenciados na prática ambulatorial. Paralelamente, foram realizados seminários para apresentação e discussão dos protocolos clínicos elaborados pelo grupo. A análise da avaliação dos estudantes demonstra que eles consideraram que os objetivos do projeto foram alcançados, entendendo que os pacientes atendidos foram beneficiados e que o projeto atingiu o seu público. Seis (85,7%) extensionistas afirmaram que o projeto contribuiu para seu desenvolvimento acadêmico. Todos afirmaram que se sentiram estimulados a formar juízo crítico e 5 (71,4%) consideraram que houve articulação do projeto com seu aprendizado. Através das ações extensionistas deste projeto, no plano experiencial, a aprendizagem do aluno vinculou-se à prática e ao cotidiano, evidenciando que aprender e fazer são dinâmicas que se complementam.
Conclusões: Tendo como campo de estudo o atendimento real de pacientes com doenças crônicas, o Projeto Continuum tem oferecido aos alunos extensionistas a oportunidade de desenvolver habilidades através da vivência clínica e da educação aos pacientes com essas enfermidades. Portanto, esse projeto configura-se como mais um espaço de aprendizagem relacionado à integralidade obtenção de novos conhecimentos ao articular a formação acadêmica com a prática ambulatorial.

Palavras-chave: Ensino médico. Continuidade da Assistência ao Paciente. Ambulatório Hospitalar.

(1) Aluno extensionista bolsista; (2) Aluno extensionista voluntário; (3) Coordenador do Projeto; (4) Professor colaborador; (5) Funcionário técnico colaborador.