19 de janeiro de 2011

Avaliação Oftalmológica de Hipertensos e Diabéticos no Projeto "Continuum" de Extensão

AVALIAÇÃO OFTALMOLÓGICA DE PACIENTES PORTADORES DE HIPERTENSÃO ARTERIAL E DIABETES MELLITUS NO PROJETO CONTINUUM DE EXTENSÃO (PROBEX/UFPB)Rodolfo Augusto Bacelar de Athayde; Gabriel Braz Garcia; Jailson de Sousa Oliveira; Joyce Freire Gonçalves de Melo; Rafael Lucas Costa de Carvalho; Francisco José Sousa de Ataíde; Débora Silva Pires de Sá; Ângela de Siqueira Figueiredo; Jose Luis Simões Maroja; Isabel Barroso Augusto da Silva; Rilva Lopes de Sousa-Muñoz.Centro de Ciências Médicas/ Departamento de Medicina Interna/ PROBEX
Resumo
Introdução: Atualmente, diabetes mellitus (DM) e hipertensão arterial sistêmica (HAS) são as doenças crônicas mais prevalentes da população. Como complicações destas doenças, a retinopatia diabética (RD) e a retinopatia hipertensiva (RH) acometem a função retiniana, podendo causar cegueira irreversível. Além disso, essas complicações são consideradas marcadores de acometimento microvascular e ambas associam-se à falta de controle da doença de base. Assim, é imprescindível a avaliação da retina através do exame de Fundo de Olho (FO) em todos os pacientes hipertensos e diabéticos, sobretudo pelo fato do melhor prognóstico oftalmológico pelo diagnóstico e tratamento precoces. A partir desta terceira fase de execução do projeto de extensão Continuum, passou a ser investigada a presença de complicações crônicas de DM e HAS, incluindo a avaliação oftalmológica dos pacientes cadastrados.
Objetivos: Relatar a experiência de rastreio de retinopatia em pacientes portadores de DM e/ou HAS atendidos no “Projeto Continuum de Extensão: Acompanhamento Ambulatorial de Portadores de Doenças Crônicas Egressos de Hospitalização” no XIII Encontro de Iniciação à Docência da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) .
Descrição metodológica: Foram incluídos pacientes portadores de DM e/ou HAS atendidos no Projeto Continuum, que foram encaminhados ao Ambulatório de Retina do Centro de Referência em Oftalmologia (CEROF) do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW/UFPB), onde foram avaliados por oftalmologista retinóloga.
Resultados: Dos 26 pacientes cadastrados na atual vigência do projeto, 23 (88,4%) tem HAS e/ou DM. Oito (30,7%) pacientes foram submetidos a exame de FO. Detectaram-se alterações em quatro dos pacientes avaliados. Três receberam diagnóstico de RD e um, de RH. Os dois portadores de RD também apresentaram catarata simultaneamente. Quatro pacientes faltaram à avaliação de FO agendada.
Conclusão: Dos pacientes avaliados através do exame de FO, 50% apresentaram algum tipo de retinopatia, sendo a maioria portadora de RD. Dos pacientes cadastrados no projeto, apenas 30,7% foram submetidos à avaliação oftalmológica até o momento devido a problemas operacionais e falta de comparecimento dos pacientes aos atendimentos de FO agendados. Contudo, este atendimento prossegue para avaliação dos demais pacientes atendidos no projeto, pela grande importância médica e social, pela prevalência e gravidade do acometimento retiniano, tanto no DM quanto na HAS.

Palavras-Chave: Doença Crônica; Doenças Retinianas; Retinopatia Diabética.