9 de julho de 2011

Câimbras Musculares

Por Bruno Melo Fernandes
Estudante de Graduação em Medicina da UFPB

Resumo
As câimbras são contrações prolongadas, involuntárias e dolorosas dos músculos esqueléticos. Possuem uma variedade de causas, porém em geral estão relacionadas ao exercício físico extenuante e à má reposição hidroeletrolítica. O diagnóstico das câimbras é clínico, mas muitas vezes são necessários exames complementares para definir uma etiologia específica.

Palavras-chave: Cãibra Muscular. Doenças Musculares. Exercício.

As câimbras, ou cãibras, também chamadas de espasmos musculares, são contrações musculares localizadas, involuntárias e dolorosas, que cursam com enrijecimento visível e palpável de um músculo estriado esquelético ou de um grupamento muscular envolvido.

A câimbra tem origem periférica e qualquer músculo esquelético é passível de apresentar câimbras, porém elas se apresentam mais comumente nos músculos dos membros inferiores, em especial nos músculos anteriores e posteriores da coxa, no tríceps crural e nos músculos do pé. Menos comumente, também se apresentam nos músculos das mãos, pescoço e abdome.

As câimbras são fenômenos de início súbito e de curta duração, e podem causar posturas anormais das articulações relacionadas ao músculo acometido, muitas vezes determinando, assim, posturas antálgicas nos pacientes acometidos.

Uma grande variedade de distúrbios orgânicos pode causar câimbras, sendo este um sintoma bastante inespecífico dentro da clínica médica. Alterações metabólicas, vasculares, neurológicas e medicamentosas incluem as principais etiologias dos espasmos musculares.

Vale salientar, no entanto, que uma parcela dos pacientes apresenta câimbras de maneira idiopática, não se conseguindo detectar nenhum fator específico envolvido em sua gênese.

É importante salientar que as câimbras e contraturas musculares seriam uma disfunção muscular, sem lesão anatômica da fibra, e relacionadas com muita frequência a vários fatores, sendo o mais importante a fadiga muscular.

As câimbras são frequentes em distúrbios neurogênicos, especialmente nas lesões do neurônio motor inferior e nas neuropatias periféricas. Paradoxalmente, os espasmos musculares não são comuns em patologias musculares primárias e sua ocorrência é um elemento semiológico que fala contra o diagnóstico de miopatias primárias. A única exceção, segundo Brown Jr. et al (2008), seria a distrofia muscular de Duchenne, quando queixas de câimbras nas panturrilhas são comuns.

As câimbras musculares também ocorrem em até 20% dos tratamentos de hemodiálise. A patogênese não é totalmente conhecida, mas está provavelmente relacionada à ultrafiltração rápida, hiponatremia e hipotensão). Pacientes urêmicos, porém ainda sem tratamento dialítico, não apresentam câimbras com frequência.

Apesar das doenças orgânicas estarem frequentemente envolvidas na gênese das câimbras, a principal causa desses espasmos na população geral é o exercício físico intenso, o qual, assim como diversas outras etiologias da câimbra, provoca tais contrações involuntárias por um mesmo mecanismo: geração de importantes perdas de sódio e líquido pelas fibras musculares. Essas perdas ocorreriam especialmente pela transpiração e pela respiração.

As câimbras musculares associadas ao exercício são um dos problemas mais comuns durante ou imediatamente após eventos desportivos. Apesar de apresentarem uma elevada prevalência, a sua etiologia é ainda desconhecida.

O sódio é o principal íon extracelular e o principal determinante da osmolaridade plasmática, sendo fundamental para uma boa condução elétrica neuro-esquelética, a qual é o mecanismo gerador e regulador da contração muscular. Déficits natrêmicos e volêmicos (perdas volêmicas em geral se acompanham de perdas de sódio corporal) deixam os miócitos mais sensíveis, tornando-os hiperexcitáveis. Sob tal condição, uma leve tensão e um movimento subsequente podem fazer o músculo se contrair e se contorcer incontrolavelmente, gerando as câimbras.

Descreve-se ainda a denominada “cãimbra do escrivão”, uma distonia focal que faz parte do grupo das distonias ocupacionais, e que se caracteriza por contrações musculares involuntárias desencadeadas por determinados movimentos como escrever, tocar piano, violino, jogar golfe ou digitar.

Há várias hipóteses para explicar a ocorrência de câimbras, como a “teoria da desidratação", "depleção eletrolítica","etiologia ambiental", "metabólica" e "fadiga". O ácido lático é um fator contributivo para as câimbras musculares. Outro metabólito tóxico para a fibra muscular é amônia. Para saber sobre as hipóteses para explicar a ocorrência de câimbras, ler Costa (2003).

A princípio, as câimbras devem ser manejadas de forma não farmacológica. Massagem e alongamento da musculatura envolvida, associadas a hidratação e reposição eletrolítica são suficientes para tratar e prevenir episódios indesejáveis de câimbras. No entanto, câimbras de repetição, ou que ocorrem mesmo no repouso ou ainda em grupos musculares atípicos, como musculatura facial, mandibular e perineal, podem ser sinais de algum distúrbio orgânico, sendo importante uma rotina diagnóstica mais específica em busca de uma causa-base.

Referências
PORTO, C. C. Semiologia Médica. 5 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
BROWN Jr., T. et al. Distrofias musculares e outras miopatias. In: Harrison Medicina Interna. 17ª ed. v. 2. Rio de Janeiro: McGraw Hill, 2008. Cap. 382, p. 2678-2682.
COSTA, A. J. S. Um estudo das Cãibras Musculares. 2003. Disponível em: http://uni2007.vilabol.uol.com.br/index_arquivos/017.pdf. Acesso em: 09 jul. 2011.
FRANÇA, G. F. T. Cãibras Musculares Associadas ao Exercício e Nutrição: Mitos e Factos. 2010.  Disponível em: http://hdl.handle.net/10216/54470. Acesso em 09 jul. 2011. 
LOPES, A. S. et al. Estudo clínico e classificação das lesões musculares. Rev Bras Ortop. 28 (10): 707-717, 1993. Disponível em: http://rbo.org.br/1993_out_07.pdf. Acesso em: 09 jul. 2011.
VIEIRA, W. V. et al. Manifestações Musculoesqueléticas em Pacientes Submetidos à Hemodiálise. Rev Bras Reumatol, 45 (6): 357-364, 2005

Imagem: lynnmoralesnd.com