13 de setembro de 2011

Vídeo Didático sobre Exame Físico Cardiovascular

Introdução
A disciplina de Semiologia Médica tem como objetivo principal treinar os alunos nas técnicas de exame clínico, entre as quais o exame cardiovascular tem importância fundamental para a formação do futuro médico. Nesse contexto, a linguagem visual geralmente proporciona bons resultados sobre a assimilação dos estudantes. O ensino da Medicina sempre fez uso da imagem em diversas disciplinas, com apresentação de fotos e ilustrações nas aulas. Contudo, o potencial desse recurso didático ainda é pouco explorado no ensino médico. Comprometidos com a melhoria da formação semiotécnica dos estudantes do curso de graduação na sua iniciação ao exame clínico, os monitores de Semiologia Médica propõem a inclusão desse recurso na programação da disciplina.

Objetivos
Relatar a experiência de produção de um vídeo didático sobre exame cardiovascular pelos monitores de Semiologia Médica / Departamento de Medicina Interna / UFPB.

Descrição Metodológica
O presente trabalho é um relato de experiência da Monitoria de Semiologia Médica na produção de um vídeo didático. Esta foi realizada com uma linguagem audiovisual experimental, resultante da discussão no grupo de monitores que constituíram a equipe de produção e realização do vídeo.

Resultados
A produção foi dividida nas seguintes etapas: definição do tema a ser abordado; confecção do roteiro, preparação do texto narrado, pré-definição de planos e objetivos a serem filmados; captura de imagens com uma câmera digital; filmagem na sala de aula de Semiologia no HULW; escolha de sons e efeitos sonoros. Os monitores desenvolveram as atividades propostas em conjunto e conseguiram produzir o vídeo com criatividade. A produção de vídeo propiciou aos monitores a visualização do exame clínico cardiovascular realizado pelo próprio grupo. O produto final obtido foi visualizado em reunião do Grupo de Estudos em Semiologia Médica, através de pré-teste com alunos de Medicina de iniciação à pesquisa e extensionistas.

Conclusões
O vídeo didático em exame cardiovascular constituiu uma experiência inventiva no contexto da disciplina de Semiologia Médica. O produto final obtido pode ser um instrumento complementar de aprendizado clínico para os alunos de Semiologia e também divulgado pela Internet, tornando-se acessível aos estudantes de outras escolas médicas. Esta experiência ensejou a idéia de criação de uma videoteca de Semiologia Médica na UFPB pelos monitores.

Palavras-chave: Exame físico. Material didático. Educação Médica.