16 de janeiro de 2012

Semio-Vídeo da Monitoria: Exame do Tórax Respiratório

VÍDEO DIDÁTICO ENFOCANDO O EXAME DO TÓRAX RESPIRATÓRIO

Vídeo didático sobre exame físico do tórax respiratório produzido pelos monitores de Semiologia Médica / Centro de Ciências Médicas / UFPB, como parte das atividades do Grupo de Estudos em Semiologia Médica (GESME).

O vídeo "Tórax Respiratório" foi o segundo produzido no GESME. O primeiro foi sobre exame cardiovascular, também postado neste blog. Na produção do vídeo, seguiram-se as seguintes etapas: elaboração do roteiro; preparação do texto narrado; pré-definição de planos e objetivos a serem filmados; captura de imagens com uma câmera digital; filmagem na sala de aula de Semiologia no Hospital Universitário Lauro Wanderley/UFPB; edição e inserção de sons e efeitos sonoros.

O produto final obtido foi exibido em reunião do Grupo de Estudos. Posteriormente, o vídeo foi incorporado à videoteca do GESME e distribuído aos monitores atuais de Semiologia para utilização nas revisões práticas com os alunos da disciplina, sendo utilizado como ferramenta complementar de facilitação do seu aprendizado.