1 de setembro de 2013

Síndrome da Veia Cava Superior

A síndrome da veia cava superior (SVCS) é o conjunto de sinais e sintomas decorrentes da estase venosa no segmento braquiocefálico devido à obstrução da veia cava superior, seja por trombose, compressão extrínseca ou invasão direta da veia por processos patológicos adjacentes, ou pela combinação destes fatores. A veia cava superior é um vaso de paredes suaves, que podem ser facilmente comprimidas por tumores que crescem nas suas proximidades. 
A SVCS manifesta-se geralmente através da dilatação das veias do pescoço e tórax, pletora facial, edema de membros superiores, cianose, cefaleia, dispneia, tosse, edema de membro superior, ortopneia e disfagia, entre outros, decorrentes da obstrução do fluxo sanguíneo através da veia cava superior em direção ao átrio direito (CIRINO et al., 2005).
Esta síndrome ocorre em cerca de 15 mil pessoas nos Estados Unidos a cada ano. A síndrome foi descrita originalmente como sendo secundária a infecções, como a tuberculose, ou a aneurisma sifilítico da aorta. Atualmente, a SVCS é geralmente devida a câncer ou a eventos trombóticos (COHEN et al., 2008).
A SVCS está associada com doenças malignas avançadas que causam a invasão venosa ou um efeito extrínseco de massa. Câncer de pulmão, mama e tumores do mediastino são causas comuns da SVCS, mas o adenocarcinoma do pulmão é a causa mais comum. 

Imagem: Scimeni

Referências
CIRINO, L. M. I.; COELHO, R. F.; ROCHA, I. D. et al. Tratamento da síndrome da veia cava superior. J. bras. pneumol.  31 (6): 540-550 , 2005.
COHEN, R.; MENA, D.; CARBAJAL-MENDOZA, R. et al. Superior vena cava syndrome: A medical emergency? Int J Angiol, 17(1):43-6, 2008.