14 de setembro de 2013

Síndrome de Koenig

A síndrome de Koenig, ou "tumor-fantasma", é caracterizada por crises de dor abdominal em cólica cuja intensidade aumenta em poucos minutos e desaparece também rapidamente, e muitas vezes de forma ruidosa. Estas crises são acompanhadas por ondas peristálticas limitadas a um segmento do intestino delgado (geralmente visíveis na região do mesogástrio) que, em geral, repetem-se algum tempo depois e ocorrem com maior frequência depois da alimentação. Esta síndrome sugere a presença de uma estenose do intestino delgado. 
A presença de peristaltismo visível em região mesogástrica no indivíduo magro com abdome flácido pode ser considerado normal, porém nesta intensidade em que aparece no vídeo apresentado, é francamente patológica. Quando se observa este peristaltismo visível, configura-se semiologicamente o que se denomina de "ondas de Kussmaul", que são sugestivas de obstrução alta do tubo digestivo. Observa-se um "tumor" de aparecimento repentino (pelas alças intestinais dilatadas), visível e palpável, dor em cólica e ruídos hidroaéreos de intensidade aumentada no local. Estas ondas peristálticas configuram a aparência de uma tumoração transitória, ou pseudotumor, que se desfaz pouco tempo depois, razão pela qual é chamado de "tumor fantasma".
Este quadro pode ocorrer também quando há hiperperistaltismo gástrico, frequentemente observado logo após a alimentação, caracterizando-se por ondas peristálticas fortes, também denominadas de "ondas de Kussmaul", orientadas do quadrante superior esquerdo para o direito. Este quadro sugere estenose pilórica. 

Vídeo do YouTube, postado por Luciano Reciputti, e enviado ao Semioblog por Adalberto Vieira Filho.