29 de abril de 2014

Acolhimento dos Estudantes pela Gerência de Ensino e Pesquisa do HULW/Ebserh

Hoje a Gerência de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário Lauro Wanderley promoveu a primeira reunião de acolhimento de alunos do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), neste momento em que iniciam suas atividades práticas no hospital. O acolhimento aos alunos do Centro de Ciências Médicas ocorrerá em data a ser agendada posteriormente.
A Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) foi criada após a adesão da UFPB à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que  tem o objetivo de garantir as condições necessárias para que os hospitais universitários possam exercer de forma adequada a sua dupla finalidade pública – atenção à saúde à população e apoio ao ensino e à pesquisa. Com a implantação da Ebserh, uma nova e ampla estrutura foi aprovada para o setor, que tem um papel imprescindível na missão maior do HULW de formar recursos humanos para a saúde. A GEP passou a fazer parte da na nova estrutura organizacional do HULW em dezembro de 2013, passando, em março de 2014, a constituir sua equipe, que se encontra quase completa. Além da atual estruturação da equipe da GEP, esta também passará por um aprimoramento de sua infraestrutura física e tecnológica para a gestão do ensino e da pesquisa no hospital, e que ocorrerá gradualmente, em vista das necessidades prioritárias que existem na instituição em relação ao setor assistencial neste momento.
Entre as atividades do Plano de Trabalho da GEP, estão, além das ações de acolhimento dos novos alunos e funcionários no início de suas atividades no HULW, como a que ocorreu hoje: mapear necessidades de recursos necessários às atividades de gestão do ensino, pesquisa e extensão e articular ações para sua resolução; concretizar ações de monitoramento e avaliação das atividades do próprio Plano de Trabalho; promover o aperfeiçoamento do conhecimento sobre metodologia científica e estatística para preceptores, residentes, e alunos e funcionários graduados, organizar ações para desenvolvimento de pesquisa clínica no HULW/Ebserh; aprimorar o fluxo de informações sobre ensino, pesquisa e extensão no HULW/Ebserh; planejar e implementar ações destinadas a cumprir os requisitos da recertificação do HULW/Ebserh como hospital de ensino e pesquisa; avaliar as contradições entre a lógica de organização do hospital e as suas necessidades do ensino; fomentar vias de comunicação com outras gerências do HULW/Ebserh, sua comunidade acadêmica, demais instâncias da UFPB, usuários externos do hospital e outras instituições de ensino e assistência à saúde da Paraíba; planejar e realizar fóruns sobre ensino, pesquisa e extensão no hospital; apoiar as atividades de preceptoria no hospital; fomentar estratégias para ampliação do ambiente de pesquisa no HULW/Ebserh; integrar programas de pós-graduação existentes na UFPB ao constituir campo de prática hospitalar de pesquisa e de inovação tecnológica; criar condições favoráveis para o desenvolvimento de pesquisa clínica no HULW/Ebserh.
     Na sua apresentação, o Prof. Ângelo Melo, gerente de ensino e pesquisa, mostrou a nova organização do HULW, o papel da Ebserh na reestruturação do hospital no seu novo paradigma gerencial, a função de apoio da GEP aos estudantes e a importância destes na recertificação do HULW como hospital de ensino e pesquisa, discutindo também com os alunos e professores presentes algumas das medidas a serem adotadas para organização das atividades de ensino, pesquisa e extensão em curto e médio prazos.
       Foram distribuídos folders aos estudantes contendo informações sobre a Ebserh e a GEP, além dos fluxogramas de registro de atividades de ensino, pesquisa e extensão na gerência.       
        O acolhimento também contou com a participação primorosa do maestro Onivaldo Júnior, do Vocatus Coral, do Centro de Ciências da Saúde da UFPB. 
       A GEP está sendo organizada para prestar apoio ao estudante de graduação, ao residente, ao estagiário, ao docente e ao preceptor, na realização de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão no HULW. A gerência funciona no 2o. andar do hospital e tem o seguinte horário de atendimento, telefone e endereço de e-mail:
Manhã - 08h00 às 12h00; tarde- 13h00 às 17h00
Telefone: (083) 3216-7955
E-mail: g.ensinoepesquisa@hulw.ufpb.com.br
      A atual equipe da GEP/HULW/Ebserh é composta pelos professores Prof. Dr. Ângelo Brito Pereira de Melo (Gerente de Ensino e Pesquisa); Profª. Drª. Solange Fátima Geraldo da Costa (Setor de Gestão do Ensino); Prof. Dr. Fábio Correia Sampaio (Setor de Gestão de Pesquisa e  Inovação Tecnológica); Profª Drª Rilva Lopes de Sousa Munõz (Unidade de Gerenciamento de Atividade de Graduação e Ensino Técnico); Profa. Dra. Djacyr Magna Cabral Freire (Unidade de Gerenciamento de Atividade de Pós-Graduação).