5 de agosto de 2014

Dia Nacional da Saúde em um País Desprovido de Cuidados com o Setor

5 de Agosto – Dia Nacional da Saúde -  Lei Nº 5.352, 8/11/1967
O Dia Nacional da Saúde é comemorado em 05 de agosto, data  em que, em 1872, nasceu Oswaldo Gonçalves Cruz, médico brasileiro que atuou como Diretor-Geral de Saúde Pública de 1903 a 1907. O objetivo da data é promover a conscientização sobre a importância deste assunto na população e promover a educação sanitária.
A saúde pública é um bem a ser cuidado para a preservação da vida e deve ser estendida a todos, como um dever do Estado, porém está sendo cada vez mais negligenciada no nosso país, tratada com completo descaso. As pessoas estão morrendo dentro dos hospitais, faltam leitos para atender à demanda e há carência de materiais e insumos básicos. De forma sistemática, os médicos são injustamente responsabilizados por parte do próprio governo pelas más condições de atendimento, como se fossem os culpados pelo caos na Saúde, que é responsabilidade e dever do Estado.
Nada temos a comemorar neste dia, só temos o que lamentar: o caos existente. Este estado de coisas encontra-se à vista de todos e acarreta problemas graves para todos os brasileiros. Brasil, um país desprovido de cuidados para com a área da saúde.