18 de agosto de 2018

História da Medicina: Questões Propostas

"A avaliação precisa ser espelho e lâmpada, não apenas espelho. Precisa não apenas refletir a realidade, mas iluminá-la, criando enfoques, perspectivas, mostrando relações, atribuindo significados." (Ristoff, 1996)
Ristoff DI. Princípios do Programa de Avaliação Institucional. Avaliação (Campinas). 1996;1(1):47-53.

Questões propostas aos alunos de História da Medicina e da Bioética após a I Unidade do Módulo em 2018.1 para Discussão

(1) Como a história da medicina pode ajudar o médico a entender e enfrentar problemas atuais da sua prática profissional?

(2) Analise ideias, crenças ou percepções sobre o conceito de saúde documentadas em determinado tempo na história das culturas dominantes no mundo ocidental, relacionando-as a seu momento histórico.

(3) Avalie criticamente o seguinte título “A medicina na Grécia Antiga: O nascimento de uma ciência” de artigo publicado na Revista National  Geographic – España, em 18/06/17.

(4) Comente a seguinte assertiva, inserindo sua interpretação na evolução da medicina como ciência e sua repercussão sobre a prática da medicina no século XX: “Graças aos ensaios clínicos, a medicina clínica passou a ser fundamentada em provas de eficácia e segurança, e os médicos não teriam que depender da enganosa experiência subjetiva.” (Miguel Ángel Sánchez González, Universidad Complutense de Madrid, Espanha).

(5) O sentido de saúde e de doença evoluiu em função do momento histórico, das culturas, do sistema social e do nível de conhecimentos. Comente as visões do que representa a doença em dois diferentes períodos históricos e estabeleça um paralelo entre as mesmas.

Imagem: Ciência e Caridade (1897), de Pablo Picasso, em óleo sobre tela, 197 x 249 cm. Museu Picasso (Barcelona, Espanha)